sábado, 26 de novembro de 2011

PENTAGRAMA PARTE II


A humanidade sempre teve ao seu redor um mundo de forças e energias ocultas que muitas vezes não conseguia compreender nem identificar. Assim sendo, buscou ao longo dos tempos, proteção a esses perigos ou riscos que faziam parte de seu medo ao desconhecido, surgindo aos poucos muitos objetos, imagens e amuletos, criando-se símbolos nas tradições de cada povo.

O pentagrama está entre os principais e mais conhecidos símbolos, pois possui diversas representações e significados, evoluindo ao longo da história. 


Um dos símbolos pagãos mais poderosos e mais populares entre os Bruxos e Magos Cerimoniais. O pentagrama (uma estrela de cinco pontas circunscrita num círculo) representa os quatro antigos e místicos elementos: fogo, água, ar e terra, superados pelo espírito. Na Religião Antiga o símbolo do pentagrama é geralmente desenhado com a ponta para cima a fim de simbolizar as aspirações espirituais humanas. Um pentagrama voltado com duas pontas para cima é um símbolo do Deus Cornífero. 

 
Historicamente, é sabido que entre os povos que dependiam da caça surgiu o culto ao deus dos Animais e da Fertilidade conhecido como deus de Chifres ou Cornífero, um deus com chifres de alce. Os seus chifres representam a fertilidade, a coragem e qualidades positivas masculinas. Posteriormente, os chifres de bode representando a compreensão humana sem perder a sua natureza selvagem, substituíram os chifres de alce. Essa crença e simbolismo foram trazidas à Europa pelos celtas, cerca de 1000 anos a.C.. Portanto, mais de 1000 anos antes do surgimento do cristianismo. De forma simplista, mas histórica e culturalmente verdadeira, pode-se dizer que foram os cristãos que criaram a figura do diabo. 


Inúmeros símbolos criados pelo homem, se destaca o pentagrama, que evoca uma simbologia múltipla, sempre fundamentada no número 5, que exprime a união dos desiguais. As cinco pontas do pentagrama põem em acordo, numa união fecunda, o 3, que significa o principio masculino, e o 2, que corresponde ao princípio feminino. Ele simboliza, então, o andrógino. Sempre esteve associado ao mistério e à magia. É a forma mais simples de estrela e que deve ser traçada com uma única linha, sendo conseqüentemente chamado de "Laço Infinito". 
A configuração da estrela de cinco pontas em posições distintas, trouxe várias definições simbólicas para o pentagrama, que foram sendo associadas a conceitos de magia branca ou magia negra. Daí a criação do código de ética da Religião Antiga - que traz como preceito básico: "Não desejes ou faças ao próximo, o que não quiseres que volte a vós, com três vezes mais força do que aquela que desejastes."O Pentagrama é o símbolo de toda criação mágica.



Suas origens estão perdidas no tempo. É conhecido com a estrela do microcosmo ou do pequeno universo - a figura do homem que domina o espírito sobre a matéria, a inteligência sobre os instintos. Na Europa Medieval era conhecido como "Pé de Druida" ou como "Pé de Feiticeiro"; em outras épocas ficou conhecido como a "Cruz dos Goblins".O Pentagrama representa o próprio corpo, os 4 membros e a cabeça. É a representação primordial dos 5 sentidos, tanto interiores quanto exteriores. Além disso, representa os 5 estágios da vida do homem:* Nascimento: o início de tudo* Infância: momento onde o indivíduo cria suas próprias bases* Maturidade: fase da comunhão com as outras pessoas* Velhice: fase de reflexão, momento de maior sabedoria* Morte: tempo do término para um novo início.É o símbolo da Bruxaria. Os Bruxos o usam para representar a sua fé e para se reconhecerem. É muito importante para um Bruxo, da mesma forma que a cruz o é para um cristão ou o Selo de Salomão, para um judeu.O Pentagrama representa o homem dentro do círculo, como sinal da comunhão total com os Deuses. É o mais alto símbolo da Arte, pois mostra o homem reverenciando a Deusa , já que é a estilização de uma estrela (homem) assentada no círculo da Lua Cheia (Deusa).
 

O pentagrama como talismã acredita-se ser um protetor poderoso contra o mal e os demónios. Atualmente é um símbolo neo-pagão. O pentagrama é gravado ou pintado num disco de madeira ou metal. Referido como pentagrama, este disco é usado como um ponto de poder para consagrar objetos rituais. Representa a terra e as suas propriedades.



Pentagrama ou Pentáculo: representa a Natureza e seus Elementos (Água, Fogo, Terra e Ar). Representa também os cinco sentidos com os quais o homem se comunica com o mundo; é baseado nessa representação e em outros princípios mágicos - como a medida mágica Phi - que Leonardo Da Vinci elaborou um de seus principais desenhos, conhecido como o "Homem Vitruviano".

Num dos mais antigos significados do pentagrama, os Hebreus designavam como a Verdade, para os cinco livros do Pentateuco (os cinco livros do Velho Testamento, atribuídos a Moisés). Na Grécia Antiga, era conhecido como Pentalpha, geometricamente composto de cinco As.
 

A geometria do pentagrama e suas associações metafísicas foram exploradas por Pitágoras e posteriormente por seus seguidores, que o consideravam um emblema de perfeição. A geometria do pentagrama ficou conhecida como A Proporção Divina, que ao longo da arte pós-helênica, pôde ser observada nos projetos de alguns templos. Era um símbolo divino para os druidas. Para os celtas, representava a deusa Morrighan (deusa ligada ao Amor e a Guerra). Para os egípcios, era o útero da Terra, mantendo uma relação simbólica com as pirâmides.

O pentagrama simboliza o domínio do Espírito Humano sobre os elementos da natureza. Em rituais do pentagrama, utilizamos seres elementais, que são formas de vida diferentes da nossa, são seres formados por energias puras, portanto, é possível, energizar o pentagrama com estas formas de vida, para proteção ou defesa Através do pentagrama é possível comandar as criaturas elementais que povoam as regiões do fogo, do ar, da água e da terra.


As cinco fases da vida da Deusa e, é claro, as mulheres também estão representados no pentagrama: nascimento, iniciação, amor, sono e morte.
O pentagrama é um símbolo altamente considerado por bruxas e está sempre presente em nossas vidas. Potência da portadora é infinito, para cada um de nós para descobrir seus significados.



Em resumo o pentagrama é um símbolo de proteção a muito tempo usado na magia cerimonial que com o tempo foi usado como símbolo da Religião Antiga.
O pentagrama invertido representa o Deus Cornífero na Religião Antiga, porém sua utilização foi feita por grupos satanistas que vêem no pentagrama a figura do diabo cristão. Esta utilização é desestimulada pelos Bruxos e Bruxas que se sentem tão profanados quanto um cristão quando vêem uma cruz de pontacabeça.

O Pentagrama é o maior símbolo de poder da história, usado pelos templários, maçons, bruxos, magos, médiuns e na maioria das culturas mágicas.

O pentagrama na Religião Antiga significa a natureza em harmonia. 



 






18 comentários:

  1. Muito bom o texto

    Gostaria de saber de mesmo quem não é bruxo poderia usar um pentagrama?

    Marco Aurelio

    ResponderExcluir
  2. Conheço varios bruxos mais nem todos usam o pentagrama, sei que nem todos os católicos usam a cruz, mas gostaria de saber se o uso deve ser obrigatório?

    Carlos Pompeu

    ResponderExcluir
  3. tem que ler o primeiro para poder enterder.
    este simbulo foi criado pelos cristãos?

    Regis

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber qual a finalidade de se usar simbolos para identificar religiões?

    Kleber

    ResponderExcluir
  5. Não sei pq a escolha do pentagrama para uma religião tão bonita.
    Mas poderia me informar o pq desta escolha?

    Rosa

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Flavio gostaria de saber se vcs poderiam falar sobre a Maçonaria?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde
    Gostaria de dar os parabens ao blog, ele é completo serve como livro, serve para informações e serve para ouvir uma boa musica

    Ottilina

    ResponderExcluir
  8. Sempre usei pentagrama desde dos meus 17anos, não por ser bruxa pois não tenho religião, mas simplesmente por gostar.
    Lendo outros textos aqui posso falar que alguns servem para pessoas como eu refletir.

    Janice

    ResponderExcluir
  9. boa tarde marco aurelio

    antes de tudo agradecemos por sua visita e quanto a usar ou não o pentagrama não há nada que impeça ou autorize isso.

    cada um faz o que quer e usa o que quer

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  10. boa tarde carlos pompeu

    nada em nossa religião é obrigatório , a opção de você usar ou não um pentagrama ou qualquer objeto que represente a religião é uma escolha sua, assim como outras escolhas também serão suas.

    obrigado pela visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  11. boa tarde régis

    respondendo sua pergunta : com certeza não foi criado por cristãos

    aproveitando sua visita aconselhamos que leia mais a respeito. temos a parte 1 dessa postagem

    agradecemos sua visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  12. boa tarde kleber

    isso é uma opção de cada um , usar ou não símbolos de religiões é uma escolha nada mais que isso.

    gratos pela visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  13. boa tarde rosa

    pelo que entendemos você não gosta da figura do pentagrama. mas no nosso caso ele tem uma grande representatividade.

    esperamos que volte mais vezes
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  14. boa tarde flavio

    não somos as pessoas mais indicadas para falar sobre maçonaria e esse blog foi criado para falar sobre a a religião antiga ou seja a bruxaria.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  15. boa tarde ottilina

    agradecemos pelos e elogios ao nosso blog e também nos deixou muito felizes saber que você usa para aumentar seus conhecimentos e para ouvir as músicas.
    esperamos te la sempre por aqui
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  16. bem vinda janice

    muito bom saber que gosta das matérias do nosso blog e que usa para sua reflexão.

    esperamos continuar a ajuda la no que for preciso e que volte sempre a nos visitar
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  17. oi gostaria de saber porque é chamado de selo de salomão? josé soares de campinas sp.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...