terça-feira, 22 de novembro de 2011

O NOSSO LIVRE ARBÍTRIO


 Livre-Arbítrio é um poder de escolha, que determina a velocidade com que evoluímos, de modo que vamos na base da tentativa e erro tentando encontrar, em nossa senda evolutiva, o caminho com menos tropeços, descobrindo as Leis que governam a Natureza, encontrando nosso espaço, nosso propósito . Carl Jung dizia; “Livre-Arbítrio é a capacidade de fazer de bom grado o que era preciso fazer”.


O que não pode acontecer, de maneira alguma, é que uma pessoa tome a decisão de se "iniciar" na Bruxaria e faça isto levianamente. Ignorando o fato que a "verdadeira" Iniciação começa de dentro para fora, e não o contrário. Não basta ler 200 livros, copiar algum Ritual de Iniciação e marcar uma data para fazê-lo - porque isso não vai passar de um monte de palavras e gestos vazios e sem sentido, se a pessoa não estiver devidamente preparada, ainda. Se não tiver encontrado o equilíbrio dentro de si mesma. Se não tiver passado, antes, pelo processo de Dedicação.

Talvez devido aos séculos de perseguição, uma área profundamente desenvolvida dentro da Bruxaria é a ética. E estas "bruxas iniciadas" que estão aparecendo por aí, aos milhares, parecem ignorar completamente a ética da Bruxaria. 


Nenhuma verdadeira bruxa ou bruxo buscará doutrinar aqueles que têm outro credo. Para as bruxa e os bruxos, a fé só é verdadeira se resulta de escolha individual e espontânea. Nenhuma verdadeira bruxa realizará qualquer tipo de magia no intuito de se beneficiar de algo que prejudicará outra pessoa. Para as bruxas (os), cada um tem seu próprio desafio a enfrentar. Usar de qualquer subterfúgio para escapar dos desafios que se apresentam é apenas adiar uma luta que terá de ter lugar nesta ou em outras vidas. Adiar problemas é o mesmo que acumulá-los para as próximas encarnações.


O Livre-Arbítrio como valor, para a Bruxaria, assume, portanto, uma dimensão bem maior que a simples "não imposição". Trata-se do reconhecimento de que há alguma verdade no fundo de toda crença sincera, por mais louca que ela aparente ser, e da fixação do veio central de nossa busca na verdade que não conhecemos, e não na preservação da verdade que já conhecemos.

Este último pensamento pode parecer estranho à Tradição, mas na verdade tal pensamento se encontrava na base do que viria a se tornar cada uma das muitas tradições, e ao longo do tempo se perdeu.



O Livre-Arbítrio é também observado como a auto-avaliação, o julgamento do próprio executor do ato, levando-o às experiências necessárias para seu crescimento espiritual. Interferir numa escolha pessoal é, portanto, interferir no destino que a pessoa traça para si mesma, é negar uma experiência que a pessoa considera (na maioria das vezes não conscientemente) que precisa viver.



A compreensão do livre-arbítrio sob esta óptica nos permite, ao mesmo tempo que fechamos as portas às pessoas que desejam apenas pinçar em nossas fontes informações para uso prático para fins estranhos à nossa visão da verdade, escancará-las a novas idéias, conceitos e práticas, desde que se revelem coerentes com nossa verdade. Assim, a visão que temos pode crescer e se aprofundar, sempre se pautando pelo entendimento, pela concordância, pela aproximação, e não pelo conflito ou divergência.



Livre-Arbítrio não é escolher entre "certo e errado", livre-arbítrio é traçar seu próprio caminho mesmo quando o caminho escolhido for o de muitos outros. Para a Bruxaria existem apenas caminhos mais longos e mais curtos, mas cada um tem o seu caminho a percorrer. Por vezes corremos, por vezes andamos lentamente.


O exercício do livre-arbítrio é o caminhar. Sem ele, podemos ter a ilusão de estarmos seguindo junto com a correnteza, mas na verdade estamos estagnados, estamos cegos, pois o que não é feito sem surgir a partir de seu mais profundo íntimo é feito mecanicamente, e o que é feito mecanicamente não é transportado ao espírito. Se não tomamos as rédeas de nosso destino, se não fazemos escolhas e as delegamos a outros, não estamos nos aproximando de verdade alguma, nosso corpo se move, temos sensações mas somos sempre os mesmos. É da crítica ao dogma e da tentativa de compreensão, mesmo quando o mestre é a própria natureza, que surge a luz.


A Bruxaria por não ser uma prática unificada, não possui leis próprias como algumas religiões, mas as bruxas reconhecem o código de ética, que não é secreto, e sim bastante dedutivo a medida que você começa a lidar com a magia.

A magia em si possui algumas leis, que não passam de leis da própria Natureza. Existe a célebre frase: " Não há nada que a ciência tenha dito que eu não tenha visto como bruxa", e isto é verdade! Nossas leis são todas naturais.



Livre-Arbítrio é a capacidade que o ser humano tem de escolher seu próprio caminho. Portanto, se alguém faz algo que você não gosta, você tem que respeitá-la. Não mandamos nas pessoas, não as manipulamos, manipular alguém é interferir no livre-arbítrio.
Vocês não podem impedir uma pessoa de escolher seguir o caminho de outra religião, pois ela é livre para fazer isso. Todas as pessoas deveriam conhecer as diversas religiões para escolherem a qual mais lhes convém, a que elas acreditam. Quando uma pessoa está em paz com suas crenças, sejam elas pagãs, cristãs e outras , ela está percorrendo o caminho certo.



Não acredito em Demônio nem no Deus da forma que muitos acreditam, pois acho que não existe nem bem absoluto nem mal absoluto. Portanto, não existe verdade absoluta. Cada pessoa tem a sua verdade e essa é a verdadeira para si. A Deusa Mãe e o Deus Cornífero não são representações do demônio (nem poderiam ser, pois na Bruxaria o demônio não é cultuado nem existe). Eles são complementos, como a noite e o dia, luz e trevas, pai e mãe. Eles são a morte e a vida. São as coisas belas e as coisas tristes. Podem ser uma suave brisa ou um turbulhento furacão.

Existem pessoas que só enxergam um lado...são fanáticos...não percebem que a verdade tem várias facetas....nenhuma pessoa pode chegar dizendo que o único caminho e a única verdade está nas suas crenças....temos o Livre Arbítrio não é verdade? Então cada pessoa tem o direito de escolher o seu caminho, e ele será a sua verdade!


O destino é um poder da Natureza.
E nós seres humanos somos regidos por este poder, que está ligado às Divindades.
Somos guiados e regidos por esta força mágica.
O destino, na verdade, é uma força divina, que se impõe sobre nós;
Nossas vontades e nosso viver.



Nós passamos a ter algum poder, quando utilizamos nosso Livre Arbítrio.
Quando nos preparamos com responsabilidade para fazer nossas próprias escolhas.
Nesse momento, estaremos contribuindo e somando nesse poder Divino.

O Livre Arbítrio são nossas vontades manifestadas.
São nossos desejos, e nossas realizações.
O Livre Arbítrio, diferente de nossos destinos, não são predispostos plenamente ao poder Divino.
Mas sim, a atribuição de nossas vontades e nosso potencial.


Na verdade o Destino são as vontades dos Deuses, e o Livre Arbítrio, a nossa vontade humana.
Quando nós pensamos no destino nada mais é que o conjunto de possibilidades, que talvez, não tenham a ver com a nossas ações e estejam nas mãos dos deuses.
E quando a gente pensa em livre arbítrio, talvez tenha uma série de possibilidades, contendo somente as nossas vontade.


Veja a vida como uma árvore, cheia de ramos.
Em que esses ramos seriam os caminhos que poderíamos escolher para a nossa vida, pensem nesses ramos como um destino pré destinado já para humanidade mas tendo nós a possibilidade de escolher esses caminhos, juntando o destino com o Livre Arbítrio.

Estamos neste plano com um propósito; evoluir continuamente. Adquirir conhecimentos e transmutar esses conhecimentos em EVOLUÇÃO.
E nossas escolhas refletem o nosso sucesso ou fracasso.



O que muda, ao longo da vida, é a forma como este fato - marcado de forma clara nas Previsões. Á medida do transcorrer de nossa vida e na medida em que, com nossa experiência adquirida, caminhamos no caminho de nossa evolução pessoal espiritual.
Esse será o nosso crescimento e maturidade em nosso viver espiritual e material.

Todos nós chegamos a este mundo com uma bagagem. Uma maleta cheia de coisas boas e também de coisas ruins.
E precisamos, a cada dia, saber organizar e direcionar os pertences dessas malas.
Sentimentos, desejos, comportamentos, experiências, conhecimentos...


No fim, sabemos que algumas coisas são irrefutáveis e de uma maneira ou de outra tendem a acontecer, pois é nossa missão contida ali, faz parte de nosso carma. Mas muito pode ser mudado, contornado, aliviado. Experiências ruins podem ser transformadas em lições proveitosas e quando aquela mesma energia se fazer presente temos a experiência de contorná-la de maneira mais clara e consciente!

Por fim, percebemos quão intimamente relacionados estão o livre-arbítrio e a verdade. Praticar o Livre-Arbítrio é buscar, se aproximar e concretizar a verdade.

Eu sou uma bruxa seguidora da Religião Antiga.

Acredito na Deusa Mãe e no Deus.


42 comentários:

  1. Muito inteligente este artigo.
    Nossas escolhas realmente são para ser respeitada e não se julga pessoas pela sua religião.
    Parabens pelo blog

    Mauricio

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde
    Este tema é fabuloso pq existe pessoas que se acham super inteligente, mas são pessoas totalmente burras pq ainda no ano 2011 julgam pessoas pela sua escolha de religião.
    Easte blog esta de parabens por escrever um texto assim

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, meu nome é Lurdes sou uma seguidora deste blog.
    Sou tb uma seguidora desta religião, sou uma bruxa solitária e por isto fico muito feliz em ter este blog como o meu livro de iniciação.
    Quero tb dar os parabens pelas respostas, pois em outros blogs não obtive nenhuma resposta.
    Gostaria de saber como faço nas comemorações de final de ano?

    ResponderExcluir
  4. Olá Selma e Marcos
    Parabens pelo belo texto.
    As pessoas realmente deveriam pensar pois as palavras ditas não se pode apagar.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde
    Eu realmente posso me encaixar na lista dos burros
    Tinha um grande amigo até qie descobri que ele era um bruxo proibi até meus filhos de falar com os filhos dele.
    Estou lendo este blog ja tem mais de uma semana e resolvi que nunca deveria ter feito isto.
    Agora não tem mais volta, mas quero deixar escrito que vcs aqui fazem um trabalho divino. Sou católico mas estou entendendo agora esta religião

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber como faço para conhecer um convem?

    Matilde

    ResponderExcluir
  7. as bruxas e bruxos comemoram as datas de final de ano?

    Sueli

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se nos dias de hoje encontramos druidas?

    Patricia

    ResponderExcluir
  9. Existe algum ritual de final de ano?
    Se existir vcs poderiam postar?

    Amanda

    ResponderExcluir
  10. Sou professor de história e quero deixar o meu parabens pelo blog.
    O blog é muito informativo.
    Este texto é uma obra prima parabens

    Carlos Xavier

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde
    Sou escritor de teatro , entrei neste blog encaminhado pela minha esposa.
    Acho que poderiamos conversar, pois alguns textos aqui daria uma ótima peça.

    Humberto

    ResponderExcluir
  12. Escolhemos esse texto para postar na escola.
    Todos devem ler não só pela religião mas pelo que ele representa O LIVRE ARBÍTRIO a escolha que todos nós temos o direito.
    Este texto agora está postado no mural da minha escola, minha professora adorou e a diretora tb.

    As 3 Marias

    ResponderExcluir
  13. Este blog é muito irado.
    Tenho 19 anos sou estudante de economia.
    Leio este blog todos os dias, tenho varias perguntas, mas não sei se posso colocar aqui.
    Bem este foi o meu primeiro de muitos comentários que pretendo fazer.

    Ícaro

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Ranata sou professora em uma escola publica no ES.
    Coloquei este texto em pauta na minha sala de aula.
    Quero deixar registrado que os meus alunos que idade entre 14 e 16 anos amaram.
    Parabens não só pelos textos, ma tb pelo blog todo

    ResponderExcluir
  15. Quero comunicar que pela riquiza do texto estou colocando ele no guadro do meu centro espírita, espero que vcs não se importe.

    Claudeneia

    ResponderExcluir
  16. Este texto merece realmente aplausos
    O blog é muito lindo os vídeos são irados.

    Eu tinha uma ideia completamente errada desta religião.
    Vou me tornar uma seguidora

    Pilar

    ResponderExcluir
  17. Como devo comemorar as datas festivas de final de ano, pois aqui em casa todos são católicos?

    Andreia

    ResponderExcluir
  18. Lindooooooooooooooooooooooooooooo

    è bom que todos leiam e respeitem a escolha das pessoas


    Juliana

    ResponderExcluir
  19. caro mauricio

    agradecemos pelos elogios ao tema e ao blog e também é bom que as pessoas entendam tudo que foi abordado aqui nessa postagem e principalmente que apliquem no dia dia.

    mais uma vzs gratos pela sua visita e esperamos te lo sempre por perto
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  20. boa noite debora

    estamos fazendo de tudo para tentar reverter muitas coisas mal esclarecidas e achamos que pouco a pouco dentro das nossas possibilidades estamos conseguindo algum exito.

    agradecemos mais uma visita sua e participação
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  21. boa noite lurdes

    antes de mais nada gostaríamos de agradecer por ser uma seguidora do nosso blog e utiliza lo como instrumento para aumentar seus conhecimentos e também lhe dizer que você não esta e nunca estará sozinha.

    quanto as comemorações,faça tudo como se fosse um dia normal o que realmente é e procure se cercar de pessoas que te tragam alguma coisa de positivo.

    obrigado por nos visitar
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  22. prezada ravene

    muito nos alegra sua constante visita ao nosso blog e também por participar principalmente com suas sábias palavras.

    e que a grande mãe nos proteja e nos ilumine na nossa missão
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  23. caro rodrigo

    como você mesmo disse ele era um grande amigo seu e ele por ser bruxo vai muito bem entender e se alegrar caso você o procure para se redimir do seu ato.

    ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando você a se aproximar do seu amigo e principalmente seus filhos que nem sabem porque isso aconteceu.

    continue a nos visitar,e será sempre muito bem vindo
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  24. cara matilde

    obrigado pela sua visita e respondendo sua pergunta, você teria que ser convidada por alguma sacerdotisa e ou alguma bruxa.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  25. boa noite sueli

    as comemorações de fim de ano são da religião católica, da umbanda, espiritismo e de outros segmentos.

    nossa comemoração foi no dia 31 de outubro que marca nosso ano novo.

    obrigado por nos visitar
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  26. boa noite patricia

    você pode ter certeza que sim. pois temos raizes com esse povo.

    agradecemos sua visita e participação
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  27. cara amanda

    como já dissemos anteriormente a uma das nossas seguidoras essas comemorações para nós são como um dia normal em nossas vidas.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  28. caro carlos xavier

    agradecemos sua ilustre visita e também pelos elogios a nós dirigidos e esperamos que continue a nos seguir e usar o blog para suas pesquisas e estudos.
    fique a vontade
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  29. boa noite humberto

    antes de mais nada agradeça sua esposa pela indicação e ficamos orgulhosos pelos seus elogios.

    quanto a peça ate que seria uma forma de levar as pessoas um conhecimento que nunca tiveram a respeito dos assuntos aqui tratados.

    obrigado por nos visitar
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  30. boa noite as 3 marias

    gostaríamos de agradecer a vocês pela divulgação espontânea dos nossos textos e lhes dizer que ficamos muito felizes por estarmos sendo úteis em seus estudos.

    mande nossas sudações a todas as pessoas da escola e esperamos te las sempre do nosso lado
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  31. bem vindo ícaro

    esperamos que sua visita inicial seja a primeira de muitas e que se sinta a vontade para esclarecer suas dúvidas.

    irado vai ser te lo sempre conosco
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  32. boa noite renata

    esse é um tema muito importante na formação da opinião de jovens e isso nos deixou muito felizes por você ter abordado isso numa de suas pautas.

    esperamos continuar a ajuda la de alguma forma e nos colocamos a disposição para esclarecer qualquer duvida que caso você venha a ter.

    parabéns pela sua profissão e temos certeza que seus alunos te admiram muito.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  33. boa noite claudeneia

    você ja é uma das nossas seguidoras mais frequentes e adoramos te la como tal.

    fique a vontade para levar as pessoas do seu convívio nossas mensagens e cultura.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  34. boa noite pilar

    agradecemos seus comentários e principalmente por sua visita.
    e também felizes ficamos por estarmos esclarecendo alguns assuntos que não eram do conhecimento de muitas pessoas.
    volte sempre que desejar
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  35. boa noite andreia

    você nas festas de fim de ano com certeza estará cercada de pessoas que gostam de você e tudo que tem a fazer é retribuir o carinho que todos tem por ti.

    divirta se e não esqueça de voltar mais vezes
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  36. boa noite juliana

    lindo é ter pessoas como você que só nos da forças para continuarmos nossa missão de levar conhecimento da nossa riquíssima religião a todos.

    muito agradecidos por sua visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  37. Olá amigos, eu e i meu cachorro Bill adoramos este texto. Gostaria de saber se vcs poderiam postar mais algum texto sobre os animais?
    Vou me tornar uma seguidora e colocar a foto do Bill.
    Parabens pelo lindo texto

    Nazare

    ResponderExcluir
  38. bom dia nazare

    você bem sabe do carinho que temos por vocês dois, e que são especiais para nós.

    sobre o texto sobre animais esta anotado e vamos estudar essa possibilidade ainda mais que agora conhecemos nosso mascote. ei bill você é bonitão hein!!

    mais uma vez agradecemos sua visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  39. olá minha amiga seus post estão super interesantes!
    Amo quando deixa seu rastro de perfume lá no meu jerdim
    beijos encantados minha linda amiga!

    ResponderExcluir
  40. Oi meu nome e paulo leio sempre este blog.Como faso ma me iniciar nesta religiao

    ResponderExcluir
  41. boa noite paulo

    agradecemos sua visita e participação.

    essa é uma religião onde você tem que estudar muito, conhecer a história e principalmente " fazer o que desejar sem a ninguém prejudicar ".

    cuide da natureza e já estará prestando um grande serviço a nossa querida deusa.

    3fasesdalua

    ResponderExcluir
  42. Vc está de parabéns com esse artigo, foi a melhor explicação q ouvi e a mais verdadeira.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...