domingo, 30 de outubro de 2011

O DEUS


Para a Religião Antiga, existe um Princípio Criador, que não tem nome e está além de todas as definições. Desse princípio, surgiram as duas grandes polaridades, que deram origem ao Universo e a todas as formas de vida.

Da mesma forma que toda luz nasce da escuridão, o Deus, símbolo solar da energia masculina, nasceu da Deusa, sendo seu complemento, e trazendo em si os atributos da coragem, pensamento lógico, fertilidade, saúde e alegria. Da mesma forma que o sol nasce e se põe todos os dias, o Deus nos mostra os mistérios de Morte e do Renascimento. Na Religião Antiga, o Deus nasce da Grande Mãe, cresce se torna adulto, apaixona-se pela Deusa Virgem, eles fazem amor, a Deusa fica grávida, o Deus morre no inverno e renasce novamente, fechando o ciclo do renascimento, que coincide com os ciclos da Natureza, e mostra os ciclos da nossa própria vida. Para alguns, pode parecer meio incestuoso que o Deus seja filho e amante da Deusa, mas é preciso perceber o verdadeiro simbolismo do mito, pois do útero da Deusa todas as coisas vieram, e, para ele, tudo retornará. E, se pensarmos bem, as mulheres sempre foram mães de todos os homens, pelo seu poder de promover o renascimento espiritual do ser amado e de toda a Humanidade.


A Deusa e seu Consorte vivem em total equilíbrio e igualdade, muitas das estatuetas e pinturas rupestres da antiguidade mostravam a Deusa rodeada por Animais completamente masculinos, como leões e veados, outras estatuetas tinham espécies de corpos mórficos, uma mistura do masculino e do feminino em um só ser.

Na maioria dos Mitos o Deus nasce da Deusa depois se torna seu consorte (marido), trazendo à tona a fertilidade, vive em harmonia com ela depois morre seguindo o ciclo da Vida, morte e renascimento. Não somente como o Sol o Deus esta representado em muitas faces na Natureza, principalmente na sua face indomável, que exemplifica a fase do homem como caçador-coletor representado por um ser com aspecto humano, porém com chifres, chifres esses de Alce, mostrando ainda um animal selvagem.




Uma segunda divindade representando os aspectos masculinos da criação também é celebrada. Ele é o Deus Cornífero, chamado muitas vezes simplesmente de o Deus, protetor das florestas e dos animais que presidia principalmente a caça. Seu culto foi proeminente no Paleolítico, há aproximadamente 12 mil anos atrás, onde os homens o representaram nas paredes das cavernas.

Desta forma, mesmo sendo considerada uma religião centrada no Sagrado Feminino, a Religião Antiga é baseada na dualidade que reflete o equilíbrio e energia da natureza. A Deusa é considerada a doadora da vida enquanto o Deus é o fertilizador. 


O Deus Cornífero é o filho e consorte da Deusa. Ele é o senhor da fauna e da flora e também o protetor da criação da Deusa.

É necessário deixar claro que a visão do Deus para a A Religião Antiga em nada se parece com o patriarcal Deus expresso pelas religiões judaico-cristãs. O Deus da Bruxaria é vivo, forte, sexual, ligado aos animais, não sendo em nada semelhante ao assexuado e transcendental Deus monoteísta. Ele representa tudo o que é bom e prazeroso como a vida, o amor, a luz, o sexo, a fertilização. 



Com a chegada do Cristianismo na Europa com todo o seu conjunto de pecados, proibições e tabus sexuais, o Deus Cornífero foi transformado na figura do Demônio e do mal pelos primeiros cristãos. Até então o Diabo jamais tinha sido representado com chifres na cabeça e isso só aconteceu para denegrir a imagem do Deus dos Bruxos.

Os chifres não são um sinal de maldade, como querem os cristãos. Antes disso, os chifres são um sinal de virilidade, de força e de vontade. Grande parte dos animais mais viris possuem chifres, como o touro. Por isso o Deus Cornífero também os tem, pois ele é o Deus das Bestas, o Deus dos Bosques, o Senhor de Tudo o que é Livre e Selvagem. Ele é o Caçador, Deus conquistador, da Vontade, das Jornadas e da Liberdade.



O Deus Cornífero orna chifres em sua cabeça não por ser o Diabo, pois Bruxos nem nele acreditam, mas por causa da sua ligação com os animais e a caça. Ele não é de nenhuma forma o Demônio e muito menos é o Deus cristão.

Por ser simbolizado pelo próprio Sol, o Deus mostra suas diferentes faces através da viagem do astro pelas 4 estações do ano. Isto reflete as mudanças dos ciclos sazonais. Ele nasce no Solstício de inverno como um jovem bebê, cresce na Primavera e tornado-se um jovem viril, no verão ele atinge sua maturidade e no outono torna-se o sábio Ancião e se prepara para retornar ao ventre da Deusa e renascer no primeiro dia do inverno.


O Deus Cornífero é o deus fálico da fertilidade. Geralmente é representado como um homem de barba com casco e chifres. Ele é o guardião das entradas e do círculo mágico que é traçado para o ritual começar. É o Deus que morre e sempre renasce. Seus ciclos de morte e vida representam nossa própria existência.

Com o passar do tempo, à medida que a humanidade se tornava sedentária, passando da fase coletora para o desenvolvimento de uma agricultura e a domesticação de animais, surgem as imagens do Deus com chifres de touro e de bode. Em todo caso, todas essas imagens o representam como o Deus portador da renovação e da virilidade.


O antigo Cornífero é o Caçador das Florestas, o Homem Verde, o Senhor dos Animais, o ctônico e escuro Senhor das Sombras que habita o submundo, o Senhor da Morte. O Deus em seu único aspecto celeste representa o Sol – representando o pilar masculino, porém seus principais atributos, que o concretizam como o Deus da Bruxaria, são esses citados.

Com o surgimento da agricultura, o Deus torna-se associado às culturas agrícolas, como o Senhor das Colheitas, que se oferece em sacrifício para que a humanidade possa sobreviver. A origem dos ritos da comunhão é muito antiga, quando o povo consumia a natureza divina transformada em pão e vinho, unindo-se ao seu espírito. Esses ritos estavam intimamente ligados aos mistérios da transformação e reencarnação, e eram retratados nos ciclos do reino vegetal e no mito da Roda do Ano.


O culto aos Deus Cornífero surgiu entre os povos que dependiam da caça, por isso Ele sempre foi considerado o Deus dos animais e da fertilidade, e ornado com chifres, pois os chifres sempre representaram a fertilidade, vitalidade e a ligação com as energias do Cosmos. Além disso a Bruxaria surgiu entre os povos da Europa, onde os cervos se procriam com extremada abundância, por isso eram freqüentemente caçados, pois eram uma das principais fontes de alimentação.

É o amante e filho da Deusa, o senhor dos cães selvagens e dos animais. É ele que desperta-nos para a vida depois da morte. Representa o Sol, eternamente em busca da Lua. Seus chifres na realidade representam as meias-luas, a honraria e a vitalidade.

Ainda hoje existe muita confusão a cerca da Bruxaria e isto se deve a Igreja Medieval que transformou os Bruxos antigos em Feiticeiros do Demônio, por conveniência.


Os chifres sempre foram tidos como símbolo de honra e respeito entre os povos do neolítico. Os chifres exprimem a força e a agressividade do touro, do cervo, do búfalo e de todos animais portadores dos mesmos. Entre os povos do período glacial uma divindade era representada com chifres para demonstrar claramente o poder da divindade que o possuía.

Quando o homem saia em busca de caça, ao retornar à sua tribo colocava os chifres do animal capturado sobre a sua cabeça, com a finalidade de demonstrar a todos da comunidade que ele vencera os obstáculos. Graças a ele todo clã seria nutrido, ele era o "Rei". O capacete com chifres acabou por se tornar em uma coroa real estilizada.

Os chifres sempre foram representações da luz, sabedoria e conhecimento entre os povos antigos. Portanto como podemos perceber, os chifres desde tempos imemoráveis foram considerados símbolos de realeza, divindade, fartura e não símbolo do mal como muitos associaram e ainda associam-nos.


O Deus Cornífero é relacionado ao Sol, assim como a Grande Deusa é relacionada à Lua. Sendo visualizado como o Sol, Suas faces estão ligadas a ele. Embora o Cornífero tenha muito mais faces, normalmente o "dividimos" em dois aspectos, da mesma forma que a Deusa possui inúmeras faces, mas nós a "dividimos" em três. Assim, as duas faces do Deus Cornífero são de Deus do Ano Crescente (Filho das Estrelas, Rei Carvalho), correspondendo à metade mais quente do ano e de Deus do Ano Minguante (Filho da Serpente, Rei Azevinho), correspondendo à metade mais fria. Isso ocorre porque para os povos antigos, notadamente os agropecuários, haviam apenas duas estações do ano: verão (Ano Crescente) e inverno (Ano Minguante), e a elas estavam relacionados os fenômenos climáticos.


A Sua face de Deus do Ano Crescente é a sua face "luminosa", enquanto que a sua face de Deus do Ano Minguante é a sua face "trevosa". Para a Bruxaria não há conflito entre luz e sombras e esse é um dos muitos paradoxos que o Deus Cornífero apresenta, entre tantos outros. Luz e sombras são aspectos complementares um do outro e devemos sempre conhecer e vivenciar ambos. Essa é uma das mensagens mais importantes que Ele nos passa.

O Ano Crescente começa em Beltane (1o de Maio no norte e 31 de Outubro no Sul) e termina em Samhaim, também chamado de Halloween (31 de Outubro no Norte e 1o de Maio no Sul). Em Samhaim, Ele morre para depois ressuscitar e dar continuidade aos ciclos naturais. E esse é mais um aspecto paradoxal que o Deus Cornífero representa: o de Deus Sacrificado.


Assim como luz e sombras são "opostos complementares", morte e vida também o são. Para que haja vida é preciso que haja morte. A roda do ano deve estar completa, seguindo seu movimento natural. Por isso o Deus Cornífero morre quando chega o inverno. Para haver toda a efervescência do verão é preciso haver calma e repouso no inverno, da mesma forma que depois de um dia inteiro se praticando esporte freneticamente precisamos de algumas horas de descanso e que depois de um dia inteiro de trabalho é preciso de oito horas de sono. A morte do Deus Cornífero é uma morte à serviço da Vida. É uma morte precedida do renascimento.

Significa que tudo um dia volta para o lugar de onde surgiu, que é o ventre da Deusa, de onde viemos e para onde voltaremos. O fato do Deus Cornífero morrer e renascer do mesmo , representando o Infinito. "Do pó veio, ao pó voltarás." Desse modo, não se vê conflito em Ele engravidar a Deusa, se vermos a questão pelo seu lado simbólico. E o fato de Ele ser o seu próprio pai reforça a idéia de que tudo tem a mesma origem e o mesmo caráter. Não há diferença entre criador e criatura, "como é em cima, é embaixo."


A representação do Deus com chifres deve ter começado porque em certos povos antigos, os caçadores portavam em suas cabeças os chifres dos animais caçados anteriormente. Acreditava-se assim que o caçador adquiriria toda a força daquele animal. Além disso, as chifres que ele usava na cabeça, o ajudavam a se camuflar nos bosques, auxiliando as suas caçadas.

Mas o Deus Cornífero não é apenas um Deus dos Bosques e dos Animais. É também um Deus da Fertilidade, o Senhor da Colheita. Como o Deus Sacrificado, ele era importante para as plantações, pois representava o verão e o inverno, os fluxos climáticos da Natureza, tão importantes para os povos agrícolas.


Ele é um Deus profundamente ligado ao mundo natural. Isso é importante, pois a Bruxaria é uma religião de aspecto imanente, mais do que transcendente, e sempre vemos nossos Deuses na Natureza. E, como a Natureza nunca é estática, mas sempre viva, sempre se transformando, mudando a cada dia, o Deus Cornífero é um Deus do Movimento e da Mudança. Não à toa ele é um Deus Sacrificado. Vive para morrer; morre para viver.

Separar o casal sagrado é praticamente matar a ambos.

E o velho sábio vai murchando e se transforma no Senhor da Morte... ele que é o Senhor de Dois Mundos, pois no ventre dela, de volta, ele vive sua morte e a própria ressurreição. Mistério e segredo, morte e retorno, Ele é o que atravessa os portais dos quais Ela é a Senhora. Ele, o Caçador, que também faz o papel de Ceifador... Ele que ronda o leito dos moribundos e dança a dança da morte. O Senhor dos esqueletos.

Ele que na dança da morte retoma o brilho do sol e sua face negra se ilumina, em uma explosão impossível de conter, e Lugh nasce outra vez...

Ele que é Pai, Filho, Bebê Iluminado, Amante Selvagem, Sábio Educador... ele, o Deus que se revela apenas pela Deusa.



Ele é o Senhor do Submundo, o Caçador, o Pastor e o Curandeiro, na sua face do Inverno. Ele é o Sol renascido no Solstício de Inverno que traz vida e alegria, mas também o Senhor da Luz e da Morte.

No tempo dos nossos antepassados, os chifres foram sempre tidos como símbolo de honra e respeito entre os povos do neolítico. Os chifres exprimem a força e a agressividade do touro, do veado, do búfalo e de todos animais portadores dos mesmos. Entre os povos do período glacial uma divindade era representada com chifres para demonstrar claramente o poder da divindade que o possuía.

O Deus Cornífero é então o mais alto símbolo de realeza, prosperidade, divindade, luz, sabedoria e fartura. É o poder que fertiliza todas as coisas existentes na terra A Conexão com o Sagrado Masculino para o Bruxo é tão importante quando a Conexão do Sagrado Feminino para a Sacerdotisa. Ambos são atos Sagrados indispensáveis na vida Sacerdotal de um bruxo.
Pois nesta mesma, você se Conecta com o seu Deus Interior, o Gamo que abita sua Alma, e se Conectando com Este, você estará se Conectando com sigo mesmo, aprendendo os Mistérios que cerca a Natureza Masculina e vislumbrando o seu Ser, em um Ato de amor a si mesmo e ao seu Fálo, que é mais que importante para todos nós, dentre a Sociedade .



Muitas pessoas se sentem inquietas quando o assunto é Sexo e Sexualidade, mas para o bruxo, o Sexo é algo tão Natural como beber da Fonte do Conhecimento cedida por Daghda. Para o bruxo (a) o Sexo é algo Natural, ele está presente em toda parte, ao nosso redor, em nossas vidas, e por isso é totalmente aceitável e cabível a discussão sobre tal.
Mas Sexo por Sexo se torna mundano, o que não é aceitável para um bruxo (a). Já que acreditamos que o Ato Sexual deve ser feito com total troca de energia. Mas por que fazer Sexo somente com atributo sentimental?!
Como Bruxos (as), devemos pensar da seguinte maneira:. O Sexo em Si é algo ENERGETICAMENTE Sagrado, pois há uma troca imensa de energia do Ser para o outro Ser. É como se no Ato Sexual um impregnasse o outro, doando um pouco de sua energia, vitalidade, virilidade. Sei que alguns diriam que a Deusa diz:. " TODOS OS ATOS DE AMOR & PRAZER SÃO MEUS RITUAIS ", para defender a idéia de Sexo somente por Prazer, mas um Bruxo sabe como que é importante essa troca de energia, que inunda a alma e fica impregnada em seu Campo Áurico.


O Deus Cornífero é então o mais alto símbolo de realeza, prosperidade, divindade, luz sabedoria e fartura. É o poder que fertiliza todas as coisas existentes na terra. A Grande Mãe e o Deus Cornífero representam juntos as forças vitais do Universo.

40 comentários:

  1. MERRY MEET MINHA QUERIDA, VIM VOANDO LHE DESEJAR UM FELIZ HALLOWEEN, QUE SUA VIDA SEJA CHEIA DE DOÇURAS E TRAVESSURAS...BEIJOS CARINHOSOS

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito.
    Um feliz SAMHAIN para vcs


    Lucimar

    ResponderExcluir
  3. Estou maravilhada com o texto, principalmente com o respeito sobre "sexo" pq a imagem que é passada para os leigos e que vcs são uns depravados.
    Parabens pelo texto e pela religião

    Ana

    ResponderExcluir
  4. boa noite lucimar

    obrigado pelos votos de felicidade e por sua visita . esperamos de coração que você volte sempre a nos visitar.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  5. boa noite ana

    agradecemos por sua visita e elogios e também pela sabia visão que você teve sobre nossa religião e pela pureza com que o sexo e visto por nós. não como um ato depravado e sim como uma forma de amor e carinho que homem e mulher devem ter.

    obrigado por tudo
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia
    O texto é muito explicativo, não sabia desta parte.
    Fico surpreso com o que é passado para as pessoas em relação ao Deus.
    Tenho lido muito este blog, mas não para seguir a religião mais sim para entender melhor.

    Josias

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não consigo entender como a Deusa e o Deus podem nascer e morrer tantas vzs, mas gostaria que se possivel vc me respondesse

    Helena

    ResponderExcluir
  8. A Wicca é a mesma coisa de Religião Antiga?


    Rubens

    ResponderExcluir
  9. LIndo texto, mas gostaria de saber quem foi o responsavel pela queda desta religião?


    Robson

    ResponderExcluir
  10. Estou muito feliz por saber, a forma que é encarada a parte da sexualidade, pois como ja foi escrito aqui as pessoas tem uma imagem muito errada dos bruxas e bruxas.
    O que é passado é que os rituais desta religião é só depravação, que as pessoas ficam peladas e outras coisas mais, mas lendo este texto acho que isto esta incorreto.
    Gostaria de saber quem foi os traidos desta religião?
    Como esta religião encara a traição?

    Yasmim

    ResponderExcluir
  11. Toda religião tem o seu lado bom e o seu lado podre. Partindo deste principio qual o lado ruim desta religião?

    Suelem

    ResponderExcluir
  12. Muito bonito o texto parabens

    Helio

    ResponderExcluir
  13. bom dia josias

    no nosso blog temos a missão de levar ou tentar levar as pessoas toda a riqueza cultural da nossa religião e ficamos felizes com pessoas como você que tem o hábito da leitura na busca por conhecimentos.

    portanto fique a vontade e usufrua dos nossos textos e não esqueça de voltar sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  14. bom dia helena

    você já reparou quantas vezes o sol nasce e se põe durante o ano ? quantas vezes a lua se transforma ? esse é o ciclo.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  15. bom dia rubens

    a antiga religião segue as tradições dos antepassados que vem bem antes do cristianismo. já a wicca é uma versão mais moderna e é bem mais recente, já que começou nos anos 90.

    nós do blog somos e viemos da religião antiga e nela permaneceremos e seguiremos fielmente até que a ultima fase da lua chegue em nossas vidas.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  16. bom dia robson

    antes de tudo agradecemos pelo elogio ao nosso texto e respondendo sua pergunta a grande responsável pela queda da religião foi justamente a igreja católica ortodoxa e depois a cristã que na época tentou e quase exterminou com tudo que eles julgavam ser pagão.

    e contra a força e a truculência não há resistência que segure.

    esperamos ter esclarecido as coisas a você e caso haja alguma dúvida temos textos que relatam essa triste época da história da humanidade ( procure encontrar a postagem sobre joana d'arc )

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  17. bom dia yasmim

    agradecemos sua visita e os elogios a nós dirigidos e também por entender nossa visão com relação a sexualidade já que encaramos como uma forma pura e de carinho entre dois seres que se amam.
    agora respondendo sua pergunta:

    vamos dar como exemplo de traição o conhecido rei artur que traiu a religião que o colocou no trono e esse fez um juramento de carregar a bandeira de avalon como símbolo dos povos pagãos e logo em seguida trocou pela cruz da igreja e que isso o levou a sua queda.

    a religião não admite a traição e um verdadeiro bruxo(a)não trai seu semelhante.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  18. bom dia suelem

    você vê algo de podre na vida ou na natureza?

    a bruxaria é uma religião de amor a vida "faça sua vontade,sem prejudicar ninguém" e a todos seres vivos portanto não vemos nada de podre.

    obrigado pela visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  19. bom dia helio

    agradecemos pela visita e pelo elogio a nós dirigido, esperamos encontra lo mais vezes.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  20. Muito lindo o texto, mas acima de tudo muito bem esplicado, parabens pelo blog

    jonas

    ResponderExcluir
  21. Sempre é muito bom encontrar blog de alto nivel na internet, não é a toa que esse blog está bombando.
    Muito bom

    Joseana

    ResponderExcluir
  22. Bruxo e bruxa não trai, não chora, não faz nada são todos perfeitos?

    Bartolomeu

    ResponderExcluir
  23. Essa pessoa que escreveu este comentário deve ser um infeliz.
    Por favor retire esta pergunta?
    O BLOG É O MÁXIMO

    Claudia

    ResponderExcluir
  24. LIndo, maravilhoso,mas vindo de quem vem só poderia ter coisas boas.

    Botelho

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de saber qual a opnião deste blog sobre as outras religiões

    Mateus

    ResponderExcluir
  26. bom dia jonas

    agradecidos pelos elogios e por nos visitar e esperamos ter sua companhia muitas vezes aqui no nosso blog.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  27. bom dia joseane

    muito bom e encontrar pessoas agradaveis e de bom gosto para leitura como você e o que desejamos e te la sempre do nosso lado.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  28. bom dia bartolomeu

    antes de mais nada muito agradecido por sua visita e respondendo sua pergunta. somos seres humanos com todos defeitos embutidos, mas com o passar do tempo nós evoluimos em muitos aspectos como por exemplo no caso da traição que é uma coisa que a religião nos ensina a não ter como conduta.
    mas temos sentimentos, choramos sim, ficamos tristes, alegres etc. estamos longe da perfeição mas buscamos melhorar cada dia mais e procurando melhorar adquirindo conhecimento e nos adaptando a conviver com pessoas ruins e boas que existem nesse mundo.

    esperamos que volte mais vezes e assim como nós bruxos(as)adquira com a nossa ajuda um pouco de conhecimento sobre a história da humanidade.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  29. bom dia claudia

    nós ao contrário de muitas pessoas não discriminamos ninguém mesmo que essas pessoas tenha a intenção de nos atingir de alguma maneira.

    temos que aceitar críticas e elogios da mesma maneira e responder com toda educação e consideração que qualquer um merece.

    só que no nosso caso se uma coisa não nos agrada nós simplesmente a ignoramos o que não e seu caso é claro.

    você sempre será muito bem vinda e recebida com todo carinho aqui neste blog.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  30. bom dia botelho

    agradecidos pelos seus elogios e por sua visita e só esperamos que sua presença seja uma constante aqui do nosso lado.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  31. caro mateus

    nós não temos o direito de fazer comentários sobre outras religiões, mesmo porque cada um tem a sua fé e as suas crenças e respeitamos muito esse lado pessoal de cada um.

    temos aqui no nosso blog visitações de várias pessoas de várias religiões e segmentos distintos e todos são muito bem vindos e sempre serão muito bem recebidos e tratados por nós.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  32. Entrei neste blog por recomendação de um amigo meu.
    Lendo esta postagem eu realmente fiquei pensando, será que esto é verdade,,pq nos dias de hoje este ensinamento não se aplica, pois oq mais temos são pessoas que ficam traindo seus parceiros (as) pq traição não é so ato, mas a palavra traição é muita coisa.
    Voce que escreve erste blog é dessa religião? vc segue oq a sua religião pede?
    Os evangélicos eles seguem a risca oq é pedido, aquele que não segue é banido, o testemunha de Jeová tb segue a risca, os catóçicos nem sempre, mas é vc segue a risca?

    Jurema

    ResponderExcluir
  33. Não vai postar esta semana?


    Ana

    ResponderExcluir
  34. Vcs não vão fazer mais postagens?

    ResponderExcluir
  35. bom dia jurema

    todas as pessoas envolvidas nesse blog são da religião antiga ou seja somos bruxos(as)e seguimos os fundamentos com fidelidade.

    temos como seguidores muitos evangélicos e eles são sempre muito bem vindos assim como todas as outras pessoas independente de raça ou religião.

    e quem escreve os textos desse blog você pode ter certeza que é fiel a tudo que esta escrito e é uma das maiores antropólogas, historiadoras do mundo,com vários livros publicados e prêmios recebidos pelas maiores autoridades no assunto e por isso é reconhecida e muito respeitada em todo mundo(nem tanto no brasil por ser este país um país sem cultura e por não reconhecer as pessoas que representam dignamente e elevam o nome do brasil em todos continentes por onde passa)

    outra coisa importante, não nos compare a qualquer outra religião pois o que desejamos e seguir nosso caminho em paz e ver e fazer o bem a todos seres vivos que existam nessa terra.

    tenha uma boa semana e ponha um pouco mais alegria no seu coração.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  36. bom dia ana

    ficamos felizes com a sua busca por conhecimentos, mas temos muitos afazeres essa semana e faremos o possivel para atender a todos.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  37. selma/marcos gostei de tudo ando aprendendo bastante sobre as religioes espirita kardecista e wicca bruxas e bruxos podem fazer rituais satanicos tambem do tipo de filmes e éssas coisas ? (curiosidade mesmo)

    ResponderExcluir
  38. bom dia

    agradecemos sua visita, mas achamos que essa mistura de informações que você esta fazendo não esta sendo saudavel.

    nossa religião é uma religião de amor a vida portanto não fazemos rituais desse tipo.

    selma/marcos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...