domingo, 7 de agosto de 2011

O LIVRO DAS SOMBRAS




A magia é a projeção das forças naturais para gerar efeitos necessários


É o nome dado ao livro em que Gerald B. Gardner escreveu compêndios de sua prática wiccana. Esse livro formou as “bases” da tradição em questão. No entanto, como o conhecimento é passado aos iniciados de forma oral, principalmente, o essencial não está no tal livro. O essencial na Wicca pode apenas ser vivido, jamais narrado. Desta forma, o livro contém coisas como a Carga da Deusa e algumas instruções.


Esse é o nome dado pelas bruxas contemporâneas para o livro no qual elas escrevem seus rituais, invocações e encantos. Não é um termo antigo surgido na Inquisição, como é erroneamente dito por aí, visto que a maioria das pessoas nesta época era analfabeta, sendo impossível manter um livro escrito à mão.


O Livro das Sombras, tem esse nome pois nele se escreve todo o conhecimento secreto, os mistérios que vamos aprendendo e descobrindo.
Sombras, porque nele esta o oculto, aquilo que olhos profanos não devem ver, nem saber; não se escreve neste livro coisas mundanas, nem se trata de um diário, ou um mero caderno de notas do que se vai juntando por aí, ou o que se ouve falar sobre bruxaria.




Também não é uma ferramenta de trabalho, pois se corretamente usado, é o segundo melhor escudo que podemos ter; é uma “arma” de ataque e de defesa, e deve ser manipulado com muito cuidado e respeito.




Sempre deve ser feito pelas mãos do seu dono, poucos homens entendem, e por esse motivo necessitarão da colaboração de uma mulher para isso.
Primeiro se faz a parte física do livro, e despois se lhe dá “vida”, através da purificação e consagração.



Dessa maneira cria-se uma sintonia com uma das Bruxas Ancestrais, que irão guiando e ensinando a bruxa que possua o livro, gerando um elo espiritual que se afiançará, na medida que progrida em seus trabalhos, e na responsabilidade que isso implica.






É absolutamente importante cada item que fará parte do livro, pois todos juntos formam o canal adequado, para que se estabeleça a conexão com o mundo suprafenomenal, o vasto reservatório de idéias, formado pela maquinaria Universal.


O termo "Livro das Sombras" vem do termo inglês Book Of Shadows e é muito comum você ler esse segundo termo em muitos livros e sites (ou sua abreviação: BOS). Todo coven (e toda(o) bruxa(o) solitária(o)) deve ter o seu Livro, pois é quase que uma base de todo o seu trabalho ritualístico. Tudo o que se refere à Wicca e à Bruxaria pode ser incluído nele. 



Não se trata de um livro antigo ou famoso, apesar de muitos terem essa impressão. Não existe "um" Livro das Sombras; cada bruxa ou bruxo tem o seu, tradicionalmente escrito à mão. Esse trabalho escrito é chamado de "livro das sombras" porque seu conteúdo só pode ser a sombra das realidades deste mundo. 


Nele, você irá escrever todos os seus feitiços, rituais, correspondências, invocações, cânticos e o que mais for necessário para a realização dos rituais. Muitas bruxas gostam de ter mais outros dois livros: um para ser usado como diário de sua vida mágica, anotando desde sonhos até pensamentos sobre a religião, e outro para anotar informações históricas, dados sobre o Paganismo etc. Acredito que este seja um modo bastante interessante de se trabalhar.


O Livro das Sombras tem tradicionalmente a capa preta com o pentagrama cravado na capa, mas você pode cravar outros símbolos e até mesmo utilizar outras cores como verde, marrom, azul marinho. Tente se concentrar em cores e materiais naturais.


Uma antiga regra dos bruxos (a) era que, quando alguém morria, seu livro deveria ser queimado. A razão principal era poupar os familiares da bruxa, pois a descoberta de tal livro poderia deixar-lhes em uma situação difícil, especialmente em famílias onde o culto era passado de geração para geração.


Em algumas Tradições Wiccanas (por exemplo a Gardneriana), o Livro das Sombras é um texto contendo os rituais, práticas e a sabedoria daquela Tradição. É normalmente copiado à mão pelo praticante, a partir da cópia de seu(sua) iniciador(a). O material da Tradição não pode ser mudado, apesar de que algumas adições possam ser feitas. Alguns Wiccanos mantêm ainda um Livro das Sombras , além daquele de sua Tradição. 


Muitos praticantes da Wicca se perguntam: Como posso fazer meu próprio Livro das Sombras? Basta um caderno/livro/fichário com muitas folhas. A capa pode ser enfeitada com símbolos mágicos e dentro do livro, podem ser guardados ervas e plantas protetoras. O livro assim como todos os outros instrumentos mágicos devem ser consagrados, assim protegendo o mesmo de olhares curiosos.


O nome Livro das Sombras, segundo Ambrosia Knight (uma bruxa americana) vem do caráter oculto do que se escreve nele. É um livro que deve ser mantido longe de olhos curiosos que não pertençam à bruxaria. 


Livro é um instrumento muito íntimo. Sendo assim, tradicionalmente não se permite que ninguém fora da Arte toque no seu livro, é permitido que outros bruxos leiam o que você autorizar, ou até mesmo que copiem encantos ou feitiços, mas o livro nunca pode ser emprestado e cada um pode, de diversas formas, descrever suas experiências, o que se torna natural e saudável.


Outro motivo para não deixar que qualquer pessoa leia seu livro, é que ele reflete o seu mundo mágico, o seu mundo da bruxaria, e algumas coisas podem vir a chocar pessoas leigas, que não saibam o significado, ou possa fazer com que você caia em descrédito junto à comunidade ou a seus familiares, perturbando de certa forma sua vida cotidiana. 




Através desse canal, podemos ir aos Arquivos Akashicos, onde esta guardada a memória de cada um de nós, assim como também a memória arcana da Humanidade e do planeta como um todo.

Por tudo isto, o Livro das Sombras não é somente um livro de feitiços, encantos, poções, etc. 


É também um canal energético, cheio de Vida e Poder, pelo qual podemos deslizar-nos a outras dimensões, e aprender sobre nós mesmos, sobre o mundo no qual vivemos e como cumprir com o propósito de nossa existência atual, para melhorá-lo, até que finalmente se torne um lugar digno de viver, para todos.


 Através desse canal podemos conhecer-nos, de forma a descobrir, não somente nossos dons e habilidades inatas, mas também começamos a compreender nosso lugar neste Universo Encantado, onde a Magia Sagrada reina absoluta, sobre as Luzes e as Sombras de nossa consciência ainda adormecida, mas que ânsia por acordar, e cumprir com o propósito que trazemos: cumprir com nossa missão como seres humanos, que buscam trabalhar por sua 
própria evolução e a da Humanidade.


Quando ocorre a morte da bruxa(o), o livro das sombras pode ser passado para seus filhos ou netos, mantido pela Alta Sacerdotisa (se o bruxa(o) for membro de um deles no momento de sua morte) ou queimado para proteger os segredos da arte. Qualquer que seja a decisão tomada, ela naturalmente depende dos costumes daquela determinada tradição wiccana ou da vontade pessoal do bruxo.


Duas Caras da mesma Moeda

Se fala pouco ou nada do Livro do Espelho, este livro e o Livro das Sombras, são duas caras da mesma moeda.

O Livro do Espelho, se chama assim, porque é exatamente o que é: o Espelho do outro, o Espelho do Livro das Sombras.
No primeiro se registram os resultados do nosso trabalho mágico, seja o que seja; com data de inicio, e tempo no que foi obtido o resultado desejado ou não; e informações pertinentes.

É muito importante, registrar nossa opinão a respeito, e detalhes que a justifiquem, principalmente sonhos relacionados e instinto recebidos nas meditações, ou em estado de vigilia, etc.

Realmente este livro é muito util, pois atraves dele podemos verificar, nosso progresso magico.
Nenhum dos dois livros deve ser motivo de curiosidade de amigos ou pessoas da familia, motivo pelo qual devem ser quidadosamente guardados, longe de olhos profanos.

A confecção do Livro do Espelho é similar ao Livro das Sombras, e sua purificação, bendição e consagração igual; mas existe uma diferênça fundamental, que é na capa frontal: em lugar da Lua dentro do Oval Negro, se deve colocar uma estrela de nove pontas, ou uma piramide de nove pontas.












20 comentários:

  1. Ete não é o meu Livro das Sombras, mas quero deixar escrito aqui, que este blog é para entrar para história.

    Janaina Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde meu nome é Lucio Silva,
    Gostaria de saber se este blog vai postar alguma coisa sobre os guardiões, pois sou um e gostaria muito se ler alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Olá, o blog e muito legal


    Geovane

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Luana e sou uma bruxa.
    As Sacerdotisas fasem as suasa escolhas referente aos seu bixo e e ela tb que escolhe o seu Guradião?

    ResponderExcluir
  5. olá é sempre bom guando entro no seu cantinho, aprendo um pouco mais! quero aproveitar e elogiar o seu blog é muito criativo! parabéns, estarei sempre voando por aqui. bj abençoada semana!

    ResponderExcluir
  6. prezada janaina ferreira

    suas palvras nos deixou muito felizes e esperamos encontra la mais vzs por aqui.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  7. prezado lucio silva

    esse e um tema que esta nos nossos planos e que estamos desenvolvendo a ideia.

    muito grato pela sua visita e que a grande mae nos acompanhe
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  8. prezada luana

    todos somos responsaveis por nossas escolhas

    obrigado por nos visitar e fique com a mae
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  9. vc e sempre bem vinda aqui simone

    fique a vontade

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  10. Oi povo, eu não sou bruxo, nem mago, nem wicca, mas eu to precisando de um Livro das Sombras, qro comprar um bem estereotipado. Alguem sabe email ou site de quem vende? Manda pra mim pliz! ezra.frjs@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá boa noite, meu nome é Daniela e quero me tornar uma bruxa.gostaria muito da ajuda de vcs....bjs e um otimo final de semana.

    ResponderExcluir
  12. boa noite daniela

    agradecemos por sua visita, e respondendo sua mensagem,temos alguns textos que podem esclarecer muitas coisas, mas você precisa estudar muito, ler a respeito e ver se é isso mesmo que quer.

    nunca serás uma bruxa de berço, de sangue mas poderás ser uma bruxa de alma e de coração dependerá da sua escolha assim como tudo na vida.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  13. Olá, agredeço pelo comentario deixado em um dos meus posts no blog www.ojovemescritor.com
    Gostaria de dizer, que estou sempre a visitar o blog, é muito bem feito e esclarece muito minhas duvidas. Não sou bruxa, pois ainda estou na meu tempo de estudo, adoro o assunto e estudo sempre q posso.

    Namaste :D

    ResponderExcluir
  14. COMO SABER SE VC E UMA BRUXA ??PASSEI 9 ANOS TENTANDO DESCOBRIR SE SOU

    ResponderExcluir
  15. Boa noite estou gostando muito cada dia aprendo mais um pouco !!! Nao sou bruxo tenho muito a aprender . Mais muito obrigado por enquanto Selma e marcos !!!

    ResponderExcluir
  16. Oi sou novo no mundo da bruxaria,pois estou começando e gostaria de dicas,fiz alguns feitiços que deram certo,e este sempre foi meu sonho,gostaria de dicas

    ResponderExcluir
  17. Oi sou novo no mundo da bruxaria,pois estou começando e gostaria de dicas,fiz alguns feitiços que deram certo,e este sempre foi meu sonho,gostaria de dicas

    ResponderExcluir
  18. Agradecimentos (Agradecidíssimo, Agradecido), Gratidões (Grato)! Sempre! Pra Todos os Benditos: Deuses(as), Divindades, Deidades, Devas das: Bruxarias (e da Wicca)! Sempre! Viva (Ave, Saudações, Reverências)! Sempre! Que me ajudaram e/ou me ajudam! Sempre! Salve! Sempre! Assim Se Faça! Assim Seja! Amém!

    ResponderExcluir
  19. Excelente post. Mas fica no ar a frase "poucos homens entendem":-) O que Da Vinci diria sobre isso?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...