domingo, 28 de agosto de 2011

A LEI TRIPLICE


A Lei Tríplice ou Lei de Três, comumente usada na Religião Antiga, é a única lei desta religião, que dita: "Tudo o que fizeres voltará em triplo para ti", sendo aplicada tanto na própria execução da mesma, quanto nos aspectos gerais da vida. Normalmente, o bruxo e a bruxa praticante da Religião Antiga usa esta regra no dia-a-dia, associando-a a um meio de vida. Se você der amor, terá amor triplicado. Se enviar negatividade, terá negatividade triplicada.

Uma bruxa (o) tendo em mente a Lei Tríplice, ou Lei de Três, tem consciência dos seus atos para não praticar algo prejudicial a outra pessoa ou ambiente, pois este sabe que receberá a consequência de seus atos triplicado. A Lei Tríplice é a "lei da magia" mais famosa que existe na comunidade da bruxaria, pois esta "limita" os praticantes de cometerem atos ilícitos a si e aos outros. Ligada a esta, está a Lei de Ouro: "Faze aos outros o que queres que te façam", lembrando uma menção famosa: "Ame o próximo como ama a ti mesmo"


"Tudo aquilo que é feito para o bem ou para

o mal,retorna triplicado para nossa vida e nesta

reencarnação"!

Esta é uma lei básica e forte,

da religião Antiga".


A Lei Triplice, é aplicada tanto nos rituais mágicos. A Lei Triplice ou a Lei de Três, é uma lei de reflexo, uma lei karmica de retribuição, que se aplica a qualquer ação, seja ela boa, seja ela má. Cada energia enviada regressa a quem a enviou (nesta mesma vida) com mais força, seja três vezes mais.

Tal lei em nada impede de exercer a magia, apesar de se entender que a magia por definição é o poder de alterar o estado natural das coisas. Você pode perfeitamente agir magicamente no cotidiano, sem causar mal. A Lei triplice é uma noção ética da magia, é um limite moral, ainda que pessoal, ao lidar com os poderes mágicos: exercer a magia, viver a magia, fazer da magia o seu “way of life”, dentro de certos limites toleráveis. A intenção inicial, ao atuar magicamente deverá então ser positiva e construtiva.

Outras regras da religião antiga derivadas desta principal serão: “faça o que quiser, desde que para o bem”, “faça o que quiser desde que não cause mal a nada nem a ninguém”. Não existe um mal absoluto. Mas existem coisas indiscutivelmente ruins pelo senso comum: matar, privar de liberdade, causar danos físicos e emocionais a qualquer pessoa. Será a este tipo de “males” que a lei se refere. 


Esta lei vem sendo debatida há muitos anos na comunidade da Religião Antiga, principalmente porque com o crescimento desordenado da religião muitos grupos foram atribuindo aleatoriamente significados e interpretações distintas a lei, tornando-a ora muito lógica ora absurda.

Na Religião Antiga aprendemos que a liberdade é importantíssima para o nosso desenvolvimento, quando falamos em leis alguns não compreendem e por algum motivo consideram essas regras castradoras de suas liberdades, com isso as negligenciam e/ou deturpam. Agir assim, demonstra falta de maturidade e profundidade no estudo e vivencia da fé . Digo isto por que ao compreender as leis que regem o universo e os mistérios que envolvem nosso ‘poder bruxo’ agir corretamente perante essas elas tende a nos libertar cada vez mais dando-nos ainda mais poder de ação, seja na magia seja no culto.


A lei tríplice, portanto, equivale à universal “lei do retorno” ou “lei da causa e efeito” onde nossas ações sempre geram reações. Porém nessas leis o retorno é equivalente, não existe nenhum mecanismo que propicie uma ampliação desse retorno como a lei tríplice supõe. Então como a compreender? Por que é dito que o retorno se dará triplamente? Uma interpretação inicial diz que ao levar em conta a simbologia do número três esse retorno é triplo porque pode e invariavelmente vai nos atingir em diferentes graus. Ou seja, pode nos atingir quando formos JOVENS , maduros ou velhos, pode nos atingir no físico, no emocional ou no ESPIRITUAL (ou nos três casos) e assim sucessivamente, enfim, nos atingirá de alguma forma na totalidade de possibilidades.


Nisto outras leis/crenças da Religião Antiga surgem e agem paralelamente a lei tríplice como a crença da Grande Teia/Rede. Mas será que acaba por ai? Será que a lei tríplice é apenas uma forma bonita de dizer que o retorno se dá em diferentes graus e possibilidades?

Tríplice: gen triplo (o produto de um número multiplicado por três).

Entre outras religiões a Lei Tríplice também é chamada de Lei Bumerangue ou de Eco do universo, mas na BRUXARIA ela se baseia no princípio de que tudo o que fizermos retornará 3 vezes maior do que fizemos inicialmente.

Se a associarmos as outras duas leis que também contém o mesmo contexto, vamos assemelha-lá a lei natural de "Causa e Efeito", onde toda a ação ou falta de ação tem um reflexo.
Para nós bruxas (os) ela está relacionada com a conduta de "boas" ou "más" ações e com o seu resultado em conseqüência, quantificado por um "valor".

Mas o que seriam "boas" e "más" ações? No próprio nome temos a palavra"lei", que na sociedade é um conjunto de regras que regula todos que estão sobre a égide de normas para regular condutas humanas.


O número três, de "tríplice", por alguns pesquisadores, está relacionado a representação da Deusa trina e una, nos seus aspectos de apresentação para nós como Donzela, Mãe e Anciã, para outros, as três fases celebradas com magia da Lua (Crescente, Cheia e Minguante).

Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer irá se refletir em nosso corpo, mente e espírito. Uma ação, por mais simples que seja reflete em nosso fisíco, nosso psicológico e em nossa evolução ou regressão espiritual.

A Religião Antiga é conhecida por ser uma religião

não-dogmática e não-doutrinária. Mas nem

por isso deixa de ter alguns princípios que a

regem. Desses princípios, dois se destacam:

O Dogma da Arte (ou Conselho da Religião Antiga) e a

Lei Tríplice (ou Lei do Retorno Triplo).

São dois princípios muito importantes a

que a (o) bruxa (o) deve estar sempre atento.

A Religião Antiga não prega nenhuma regra moral de conduta. Não diz que as pessoas queimarão no Inferno por algum motivo. Na nossa religião não há mandamentos a serem seguidos e que, se não seguirmos, ‘não iremos para o Céu". O Bem e o Mal não são definidos por duas entidades inimigas: Deus e o Diabo. Não há regras tão definidas para definí-los. O que pode parecer bom a alguém pode parecer mal a outra pessoa e quem pode julgar quem está certo? Para a Religião Antiga, é o próprio indivíduo que julga os seus atos e não uma divindade superior ou uma hierarquia religiosa (que não existe na Religião Antiga , uma religião com pouca ou nenhuma hierarquia). 

Desse modo, não definimos o "mal" por aspectos morais, que não são nunca verdades perenes, mas apenas convenções sociais aceitas pelas massas. Algo ruim é simplesmente o que desrespeita a segunda parte do Dogma da Arte: "desde que não prejudique a nada nem ninguém". 

O que interferir negativamente na vida de outra pessoa é punido pelo Universo. O que não interferir, não é punido. O que favorecer a vida de terceiros abençoará a vida daquele que fez o fazer. O que não favorecer, não será abençoado. Quaisquer outros atos que não interfiram na vida de ninguém não são sequer julgamos, pois não há necessidade. Todos os seres são providos de livre-arbítrio para seus atos, tendo a liberdade de optar pelos caminhos a serem enveredados. 


Devemos sempre respeitar as opiniões alheias e jamais interferir. Todo conselho dado deve ser mensurado de maneira que não altere o caminho da pessoa. Acreditamos que devemos ser ótimos ouvintes, o que já é uma grande ajuda, mas jamais alterar aquilo que a pessoa deseja fazer.

Portanto, não se deve por causa da Lei Tríplice "temer e obedecer aos Deuses" ou qualquer coisa parecida. Deve-se é assumir a responsabilidade pelos seus atos e as suas conseqüências. O resto... é o resto. E não importa.


O último ponto a ser esclarecido sobre a Lei Tríplice é o fato de que tudo o que nós fazemos retorna a nós nesta encarnação. Comumente, na Religião Antiga , não se acredita em karmas de vidas passadas. O pensamento é o do aqui se fez, aqui se paga. Uma nova vida é uma nova vida e não se deve nada. Todos nascem já abençoados. O seus atos nesta encarnação é que irão definir o que se receberá em troca e não os atos de outras encarnações.

Entretanto, não são todos os (as) bruxos (as) que concordam com essa afirmação. Há quem acredite que em karmas de vidas passadas e que aqui pagamos (ou recebemos) pelo que fizemos em outras encarnações. Ninguém será condenado se pensar assim. Cada indivíduo é livre para resolver essa questão de acordo com o que pensa, sente, estuda etc. Liberdade de pensamento é, com certeza, um dos ícones da Religião Antiga.


Mas isso não importa. Acredite-se nesse pensamento ou não, uma coisa é certa: não se deve ficar lamentando a sua vida e jogando a culpa em karmas de vidas passadas. O que importa é o presente e o que faremos com ele. E se passamos por dificuldades é para que nos fortaleçamos ao superá-las. Nada no Universo é imposto simplesmente "porque sim".

Mas não fique paranóico com essas "regras" da Religião Antiga. Quebrá-las uma vez ou outra não fará com que você queime no fogo do inferno. O Dogma da Arte e a Lei Tríplice não existem para meter medo em ninguém – são, isso sim, metas a serem alcançadas. Tenha-as sempre em mente no seu dia-a-dia. E se alguma vez pisar na bola, não se martirize demais. Apenas prometa a si mesmo que não fará mais aquilo. E viva melhor.


Lei Triplice:

A Lei Wiccana respeita,
Perfeito amor, confiança perfeita.
Viva e deixa viver,
Dá o justo para assim receber.
Três vezes o círculo traça
E assim o mal afasta.
E para firmar bem o encanto
Entoa em verso ou em canto.
Olhos brandos, toque leve,
Fala pouco, muito ouve.
Pelo horário a crescente se levanta
E a Runa da Bruxa canta.
Pelo anti-horário a minguante vigia
E entoa a Runa Sombria.
Quando está nova a lua da Mãe,
Beija duas vezes Suas mãos.
Quando a lua ao topo chegar,
Teu coração se deixará levar.
Para o poderoso vento norte,
Tranca as portas e boa sorte.
Do sul o vento benfazejo,
Do amor te traz um beijo.
Quando vem do oeste o vento,
Vêm os espíritos sem alento.
E quando do leste ele soprar,
Novidades para comemorar.
Nove madeiras no caldeirão,
Queima com pressa e lentidão.
Mas a árvore anciã, venera,
Se queimares, o mal te espera.
Quando a Roda começa a girar
É hora do fogo de Beltane queimar.
Em Yule, acende tua tora,
O Deus de chifres reina agora.
A flor, a erva, a fruta boa,
É a Deusa que te abençoa.
Para onde a água correr,
Joga uma pedra para tudo ver.
Se precisas de algo com razão,
À cobiça alheia não dá atenção.
E a companhia do tolo, melhor evitar,
Ou arriscas a ele te igualar.
Encontra feliz e feliz despede,
Um bom momento não se mede.
Da Lei Tríplice lembre também,
Três vezes o mal, três vezes o bem.
Quando quer que o mal desponte,
Usa a estrela azul na fronte.
Cultiva no amor a sinceridade,
Para receber igual verdade.
Ou um resumo, se assim preferes estar:
faz o que tu queres,
Sem nenhum mal causar. 

Selma -3fasesdalua


37 comentários:

  1. Esta lei é semelhante a tudo que empregamos na nossa vida. Esta lei é a base de tudo que esta religião segue

    Amilca

    ResponderExcluir
  2. As outras religiões tb tem suas regras, mas como saber se as bruxas seguem realmente esta Lei?


    Amanda

    ResponderExcluir
  3. As bruxas (os) sempre seguiram esta lei?
    Pq foi criada esta lei?
    Como saber se ela é realmente seguida?


    Gurgel

    ResponderExcluir
  4. Quero deixar aqui o meu depoimento do quanto este blog é informativo, bonito, educativo e muito bonito.


    Borge

    ResponderExcluir
  5. Sem palavras, perfeito, muito bom o texto


    Janaina

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber, se essa Lei é aplicada desde os primeiros bruxos (as)? eo pq dela ter sido crianda?

    Jandira

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde meu nome é Guto e gostaria de saber se a bruxaria tem alguma coisa haver com os góticos e vampiros?

    ResponderExcluir
  8. Oi, esta Lei é basicamente oq todas as pessoas do bem segue, então se baseando nisto todos somos bruxas (os)? pq eu sou católica

    Bernadete

    ResponderExcluir
  9. Sou evangelico e quero a firmar aqui que este é um princípio básico de vida para qualquer pessoa

    Macial

    ResponderExcluir
  10. Sou espirita e acredito que esta lei esta ligada a vida de qualquer pessoa assim como os católicos e os evangelicos falam que ame o próximo como ati mesmo.
    Não sou contra religião alguma, mas acho muito dificil esta lei ser a base de tudo

    Rosa

    ResponderExcluir
  11. boa tarde amilca

    obrigado pela sua visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  12. boa tarde amanda

    estamos afirmando que seguem e pode ter certeza disso.

    volte sempre que desejar e obrigado pela visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  13. boa tarde gurgel

    a lei principal e " fazer o que desejar sem prejudicar ninguem" e isso se enquadra em tudo na vida.

    pode ter certeza que a antiga religiao tradicional segue a risca tudo que publicamos aqui

    obrigado por nos visitar
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  14. obrigado borges

    pelos seus comentarios e elogios

    espero que volte sempre a nos visitar
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  15. obrigado janaina

    tudo isso e feito pra esclarecer tudo que envolve a nossa religiao

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  16. boa tarde jandira

    como vc sabe nossa religiao tem uma historia riquissima e isso vem dos tempos dos druidas.

    portanto isso vem de muitos e muitos anos
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  17. boa tarde guto

    sua pergunta veio em boa hora. ja esta mais que na hora das pessoas saberem que nossa religiao nada tem a ver com esse tipo de coisas.

    as pessoas tem confundido muito e espero que leiam tudo com mais atençao pra nao misturarem.

    a bruxaria e uma religiao de amor a vida e a todos os serese vivos.

    obrigado por nos visitar
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  18. obrigado pela visita bernadete

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  19. bem vindo macial

    ficamos felizes que pessoas de outras religioes frequentem nosso blog.

    serão todos sempre bem vindos
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  20. boa tarde rosa

    respeitamos a sua opiniao e convidamos vc que de uma pesquizada nas matérias anteriores e encontrará muitas coisas interessantes.

    obrigado pela visita e esperamos que volte mais vzs
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  21. posso tb fazer desta lei minha filosofia de vida?

    Gaspar

    ResponderExcluir
  22. Acabei de ler alguns texto deste blog e estou realmente maravilhado com a riqueza dos textos as imagens são muito bonitas.
    O texto que fala sobre Avalon é simplesmente impecavel.
    parabens

    Josias Silva

    ResponderExcluir
  23. Adorei os texto estão muito bem elaborado
    O texto que fala sobre a religião e tb o de avalon realmenthe é notavel

    Fernanda

    ResponderExcluir
  24. bom dia gaspar

    voce nao precisa da nossa permissao pra fazer da lei sua filosofia de vida.

    faça suas escolhas, de preferencia por coisas boas e que façam bem as pessoas e siga em frente

    obrigado pela visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  25. bom dia josias silva

    quem fica maravilhado com este tipo de comentarios e elogios somos nos. esperamos que continue a frequentar nosso blog e sera sempre bem vindo.

    obrigado por tudo
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  26. bom dia fernanda

    ficamos felizes que pessoas como voce tenham gostado das materias aqui escritas e esperamos que volte mais vzs a nos visitar

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  27. não vai ter mais postagens?

    Anita

    ResponderExcluir
  28. bom dia anita

    temos nosso trabalho e outras atividades, entao assim que resolvermos nossos problemas do dia dia estaremos publicando mais postagens.

    agradecemos sua visita e sua ansiedade por mais matérias.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  29. Não vai postar nada hoje não?


    Junior

    ResponderExcluir
  30. boa noite junior

    como dissemos a nossa seguidora anita, temos nossas atividades profissionais paralelas e nem sempre vamos ter tempo de postar textos com tanta rapidez.

    depende nao so de assunto mas tbm de inspiraçao e temas que sejam interessantes a todos que gostam e seguem a religiao.

    mesmo assim agradecemos a sua visita e sua sede por conhecimentos.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  31. Retribuindo a visita no Magias e Manias!!!

    Quanta coisa boa pra se ler por aqui....só não consegui achar onde está o marcador pra te seguir tbm.

    Vou vir sempre que der pra relembrar e aprender com vc! Obrigada pelo carinho lá no meu cantinho, seja sempre muito bem vinda!!!

    Beijos mágicos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxa Verde, obrigada pela visita.
      Para vc seguir este blog, é so klicar em participar este site.
      Volte sempre que vc puder.

      Um feliz Yule

      Selma / Marcos

      Excluir
  32. Muito, muito BOM, este texto! Uma visão muito abrangente, isenta, com um espírito anti-clã, permitindo a qualquer um que o leia e venha de qualquer das vertentes diversas, do "arco-íris", se sinta integrado, e tomar para si, estas referências como uma ÂNCORA nesta realidade ingrata e tão redutora e com falta de abertura de consciência!
    Sempre que vejo uma posição heterogénea, rejubilo, pois esse o verdadeiro espírito da tolerância pelas diferenças.
    Sabedoria, fraternidade, discernimento, ética, responsabilidade e tolerância, estas as definições que me ocorrem (para já) ao encaixar num perfil os autores deste excelente blog! Muitos parabéns!! Um abraço para Selma e Marcos, desde Portugal MagRosa :o}

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde querida!!! lindo tema da Lei Triplice....adorei e vou pratica- la mais....

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito dessa lei ela deveria ser usada em tudo . Com certeza o mundo naao estaria este caos que vivemos hoje . Seria otimo aqui se faz aqui se paga 3 vezes mais.

    ResponderExcluir
  35. Eu queria que voce me informasse livros ou lugares para pesquisar onde eu possa ter mais informações sobre Wicca, sigo muita coisa mas quero ter uma direção verdadeira, onde eu tenha o verdadeiro conhecimento de quais passos devo seguir. Desde já agradeço.
    Lu.

    ResponderExcluir
  36. prezada lu !

    infelizmente não podemos ajuda la nessa questão pois não tratamos e nem temos conhecimento exato de como é a doutrina wicca.

    aqui tratamos e seguimos a doutrina da antiga religião , mas vamos adorar que continue a frequentar nosso blog.

    fique bem
    3fasesdalua

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...