quinta-feira, 4 de agosto de 2011

GALAHAD



Descrito como um jovem, bonito, de porte atlético e aparência aristocrática, Galahad é comumente representado com olhos azuis e cabelos cacheados, geralmente loiros. Seu traje tradicional é uma armadura reluzente, ou ainda um manto nobre branco com uma cruz vermelha, semelhante a um cavaleiro templário. 


A concepção de Galahad dá-se por meio de uma mentira, quando Elaine, filha do Rei Pelinore, usa magia para enganar Lancelote, fazendo-o levar a crer que ela era Guinevere. Eles dormem juntos, mas ao descobrir o que aconteceu, Lancelote deixa Elaine e volta para a Corte do Rei Artur. Galaaz é, então, entregue aos cuidados de uma tia sua, abadessa de um convento, e ali criado. "Galahad" era também o nome original de Lancelote, mas é-lhe alterado quando criança, pois Merlin profetiza que o seu filho irá ultrapassar o seu pai em valor e terá sucesso na demanda do Graal.


Ao chegar à vida adulta, Galahad reúne-se ao seu pai, que o torna cavaleiro. É então trazido para a Corte do Rei Artur em Camelot durante o Pentecostes. Sem se aperceber do perigo em que estava a se meter, Galahad dirige-se para a Távola Redonda e senta-se na cadeira proibida. Este lugar tinha sido sempre mantido vago para a única pessoa a alcançar o sucesso na demanda do Santo Graal. Qualquer outra pessoa que aí se sentasse teria morte imediata.


Galahad sobrevive ao evento testemunhado por Artur e pelos seus cavaleiros. O Rei então o testa, solicitando-lhe que arrancasse uma espada espetada numa rocha, teste que ele passa com facilidade. O Rei Artur proclama Galahad como o melhor cavaleiro do mundo. Ele é então convidado a juntar-se à Ordem da Távola Redonda e, depois de uma visão do Graal, lança-se na sua demanda.



O incrível poder e sorte de Galahad na demanda do Graal são sempre atribuídos à sua piedade. De acordo com a lenda, só os cavaleiros puros conseguiriam alcançar o Graal. Em termos gerais, a sua pureza refere-se à sua castidade. Galahad parece levar uma vida totalmente sem pecado e, como resultado, vive e pensa num nível totalmente à parte dos outros cavaleiro da lenda.


Uma donzela misteriosa anunciou então que o Cálice Sagrado se apresentaria à mesa para alimentar todos os cavaleiros. Assim sucedeu, embora nenhum dos presentes no maravilhoso banquete tivesse visto ou tocado no Graal. Quando Sir Gawain jurou encontrar a morada do cálice para o ver com os seus próprios olhos, a maioria dos cavaleiros seguiu-lhe.


Embora tivessem partido por caminhos contrários, Galahad reuniu-se a Percival e a Bors quando encontrou o Graal. Tinham os três recebido o sacramento de José de Arimateia, há muito morto, que disse a Galahad para levar uma lança ensanguentada ao castelo do Rei Pescador e esfregá-la no corpo e membros estropiados do soberano. Depois de cumprir esta tarefa, curando o estranho rei, Galahad teve uma visão do Graal.

Galahad é associada ao escudo branco com uma cruz vermelho, o mesmo emblema dado aos templários pelo Papa Eugênio III.

Durante a busca pelo Santo Graal, Lancelot apenas poderia vislumbrar o brilho do Graal, por ser o melhor cavaleiro do mundo, mas manchado pelo adultério. Já, Galahad, por ser puro de coração é permitido que ele não só veja o Graal como também o pegue, mas isso causa a sua morte. 



O Graal foi alcançado por três cavaleiros muito diferentes. Galahad, o mais puro, contemplou o seu conteúdo; Bors, o mais mundano, voltou para contar a história; Percival, o tolo ingénuo, tornou-se no seu guardião


Galaaz e o Ciclo Arturiano, tem uma influência enorme na História e Cultura Portuguesa não só a nível literário mas também na independência do nosso povo, pois foi esta personagem que influenciou os ideais de D. Nuno Álvares Pereira, mais isso ficará para outra oportunidade. 





11 comentários:

  1. Este personagem ele é o Arcanjo miguel?


    Samuel

    ResponderExcluir
  2. Galahad, foi criado para ser um católico pq?


    Carlinda

    ResponderExcluir
  3. Sou um estudante da parte sobre o tema Anjos.

    Gostaria realmente de saber se Galahad foi criado dentro do catolicismo? e pq?

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Sou professor de história e este blog realmente me chamou atenção.
    Pelos textos e pela ilustração.

    Gostaria de saber se vai ter publicação sobre a parte catolica tb?

    ResponderExcluir
  5. Esse cara é o da biblia


    Geovane

    ResponderExcluir
  6. caro samuel

    de todos os guerreiros da tavola redonda, galahad era o que tinha mais pureza no coraçao e isso levou as pessoas a confundirem e associarem seu nome a esse arcanjo miguel.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  7. bem vinda arlinda

    ele jamais foi um catolico e nunca foi criado para ser um . pois ele tinha o sangue real de avalon.

    obrigado pela sua visita e esperamos que volte sempre que possivel.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  8. caro rodrigo

    respondemos a nossa seguidora carlinda e serve tbm pra vc a resposta
    abraços
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  9. caro professor

    esse blog e direcionado aos ensinamentos e historias da antiga religiao e nao temos nenhum interesse em divulgar uma religiao que tanto lutou pra que a nossa religiao sumisse do mapa.

    mesmo assim gostariamos que vc usasse nosso blog como ferramenta para seus estudos.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  10. caro geovane

    esse "cara" a que vc se refere nada tem a ver com a biblia.

    estude mais e adquira conhecimentos.

    abraços
    selma/matcos

    ResponderExcluir
  11. nos perdoem por termos demorado a responde los

    esperamos que nos visitem sempre que puder
    selma/marcos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...