quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ARADIA A GRANDE SACERDOTISA




Aradia (Herodias) é uma das personagens mais importantes da Stregheria (Bruxaria Italia), chamada de Strega Sagrada, nasceu em 11 de Agosto de 1313 d.C. em Volterra, Toscana, região Norte da Itália.

As tradições e folclore da Bruxaria Italiana contam que Aradia foi enviada a Terra por sua mãe Diana, a Grande Deusa das Bruxas e Fadas, para que ela ensinasse a Bruxaria aos homens e trouxesse o reflorescimento da Antiga Religião Pagã.

Aradia é considerada uma "Avatar" feminina; uma Deusa que encarnou na Terra para trazer a liberdade para as classes oprimidas pelo clero e pela nobreza.

Sua história foi contada de geração em geração pelos Clãs e famílias de Streghe.

Deusa. Sacerdotisa. Strega. Filha de Diana. Nas várias tradições da Bruxaria, Aradia é cr

Muitos julgam que sua existência é apenas lendária, mas não é isso que pesquisadores da Stregheria acreditam.







O mito desta strega conta que ela nasceu do amor entre a Deusa Diana e seu irmão Lúcifer. O registro mais famoso dessa lenda está no livro "Aradia - o Evangelho das Bruxas", do antropólogo inglês Charles Godfrey Leland, e já criou muita polêmica por relacionar a Bruxaria com Lúcifer, que seria o demônio na tradição cristã.

Diana, Regina delle Streghe.

Diana, La Regina delle Streghe (Diana, a Rainha das Bruxas) é a mais alta divindade dentro da maioria dos Clãs de Stregheria, a Bruxaria Italiana. Também conhecida como Tana, Atimite, Jana, Uni, Nix e Fauna, Diana é a mãe de Aradia e irmã/mãe/consorte de Dianus Lucifero.

Dianus Lucifero.

Dianus/Lucifero é o Antigo Deus das Bruxas Italianas. Irmão, filho e consorte da Deusa Diana, é o Senhor da Luz e do Esplendor.

Lucifero ou Lúcifer é o antigo nome do Deus Romano do Esplendor. Senhor da Estrela Matutina e Vespertina. Foi posteriormente associado ao Diabo Cristão. Vale ressaltar que o Lúcifer (diabo) judaico-cristão, por seu pleomorfismos de atuações pode ser considerado o deus Lucifero, sob uma optica cristã.

Dianus Lucifero (Divino Portador da Luz) também é conhecido como Dis em seu aspecto de Deus da Morte e do Além Mundo e Lupercus em seu aspecto de Criança da Promessa, portador da esperança e da Luz.

Dianus Lucifero é dotado de três aspectos:

O Cornífero: Senhor das Florestas Selvagens e Deus da Fertilidade, Sexualidade, Vida e Morte.

O Encapuzado: Senhor dos Campos e das Plantações. Rei da Colheita e Senhor da Flora; Rex Nemorensis; semelhante ao Greenman dos celtas.

O Ancião: Senhor da Sabedoria e Guardião dos Santuários.

O Culto da Stregheria ao Deus Dianus Lucifero está intimamente ligado aos antigos Mistérios do Deus Etrusco Tagni, e aos Deuses Clássicos como Pã, Baco, Dioniso e Apolo. 



A hipótese que vem sendo levantada por historiadores é a de que ela seria uma sacerdotisa de Diana que viveu por volta de 1.300 d.C. As datas mais aproximadas arriscam que seu nascimento foi em 1313 d.C., na região da Toscana, que fica no norte da Itália.

A sacerdotisa ficou conhecida como Aradia di Toscano, mas esse pode não ser seu nome verdadeiro. Aradia provavelmente é um título sacerdotal que significa "A Luminosa". O prefixo "Ar", segundo a escritora italiana ArdathLili, significa "fogo". Portanto, ela pode representar o título dado a uma sacerdotisa central de um culto relacionado ao fogo e talvez, também,ao Sol. 



Tanto segundo a lenda quanto segundo os estudos históricos, Aradia se estabeleceu com seus seguidores próximo ao lago de Nemi, em Roma. Esse lago é um antigo e histórico santuário de culto à Diana Nemorensis (Diana do Bosque Selvagem) e seu consorte, o Rex Nemorensis (o Rei do Bosque Sagrado).
Quando Aradia morreu, seus seguidores foram perseguidos e o conhecimento que ela deixou ficou restrito à algumas pessoas.

Dizem que uma das discípulas de Aradia, chamada Teresa, era letrada e escreveu em pergaminhos seus ensinamentos, mas esse material se perdeu. Acredita-se que estejam no Vaticano.

Ela viveu nos montes de Alban e florestas perto do lago Nemi, na Itália, junto aos escravos que haviam se libertado de seus senhores. 


Ali ela ensinou-lhes a Antiga Religião e pregava o amor pela liberdade. Sua forte presença e suas palavras cheias de amor, trouxe esperança para os camponeses que eram explorados pelos senhores feudais. Desta fora ela aumentou-lhes a auto-estima, deu-lhes o devido valor e ensinou-lhes a terem respeito por si próprios. Aradia colocou-os em harmonia com a natureza através de seus ritos sazonais e rituais da Lua Cheia. 


A Igreja Católica a perseguiu como "Rainha das Bruxas" e colocou-a na prisão. Lá foi torturada e sentenciada à morte. No dia da execução, não foi encontrada em sua cela. Tinha escapado milagrosamente e voltou a ensinar sua religião ao povo. Quando presa novamente pelos soldados, falou ao padre:

-"Você só traz a punição para àqueles que se livraram da Igreja e da escravidão. Estes símbolos e roupa de autoridade que veste, só servem para esconder a nudez que nos faz iguais. Você diz que serve a um deus, mas você serve somente a seus próprios medos e limitações".

Acabou presa desta vez, por heresia e traição. Sentenciada novamente à morte, outra vez escapou, retornando às montanhas, junto aos seus, onde fez uma revisão em seus ensinamentos. 


Um dia comunicou a todos que partiria para o Leste. Entregou-lhes uns escritos que tinham por título: "A Carga da Deusa", onde descrevia minuciosamente todos os rituais. Antes de partir, instruiu seus seguidores para recordá-la compartilhando vinho e bolos nos cerimoniais sagrados. Prometeu, que todo aquele que clamasse por Diana, sua mãe, e por ela, receberiam muitas graças e seriam abençoados.

Após a partida de Aradia, os covens foram terrivelmente perseguidos e muitos deles disimados pelos inquisitores. Eram eles: Janarric (mistérios lunares), Fanarric (mistérios da terra) e Tanarric (mistérios estelares). Estes grupos são consultados ainda hoje como às Tradições da Tríade. 


Em 1508, Bernardo Rategno, um inquisitor italiano, documentou um volumoso acréscimo no número de seitas de bruxaria começados no ano de 1350. Correspondia exatamente com o período que Aradia encontrava-se na Itália, ensinando a Antiga Religião.

Aradia era a doutrinadora da Antiga Religião da Deusa e também a protetora das bruxas. Era uma deusa intelectualizada com a chama de uma Amazona em seu interior. É uma deusa associada com a Lua Cheia, apresentando o espírito de uma "Donzela", somada à habilidade e presteza herdada de sua mãe Diana e também a sabedoria de uma "Anciã".

Aradia é um símbolo para as bruxas atuais. Através de seus ensinamentos nós nos transformamos e nos unimos ao céu, à terra, à lua e ao universo.




Por ser relacionada com o número 13, algumas streghe costumam homenageá-la no dia 13 de agosto, pois nessa época do ano eram feitas as principais comemorações à Diana em toda a Roma Antiga. Essas comemorações unem as homenagens à Diana e à sua filha na figura de Aradia. Há divergências sobre a data exata dessa comemoração, mas ela flutua, geralmente, entre o dia 11 e o dia 13 de agosto.Porém, quem costuma cultuar Diana e Aradia, o faz nas Luas Cheias - costume que o Evangelho das Bruxas registra. A cor de Aradia é o vermelho e sua erva, a Verbena.

 
A autenticidade da Aradia sempre esteve em questão. Ronald Hutton,, em seu estudo acadêmico das raízes do neo-paganismo,  apresenta três teorias divergentes sobre Aradia: primeiro, que é um texto genuíno de uma religião da Deusa subterrânea italiano, segundo , que Maddelena escreveu baseado em sua tradição familiar, ou terceiro, que Leland Charles forjou com base em seu extenso conhecimento do folclore. Cada uma dessas teorias tem prós e contras: pode ser que o segundo e o terceiro são os mais próximos da verdade.
Não há um item entre os treze ensinamentos de Aradia que não esteja presente na Natureza. São todos Dons alcançados quando estamos ligados ao espírito da Natureza (não é a Natureza em si, é uma força maior que isso), ao Espírito de Aradia. A Força que canta os Mistérios no nosso ouvido, o vento que leva a folha, a reverência que se sente ao ver o Sol nascer, a tradição passada de geração a geração, entre todos os seres vivos...


Ela é lembrada em rituais e poemas, porém não era uma deusa, uma divindade , em alguns Clãs, pois pregava que voltássemos nossos olhos a toda Criação: a nós, aos Deuses (em especial Diana) e a tudo que nos cerca, mas pode sim ser honrada como uma Ancestral. Em outros Clãs, como no Clã Nemorensino, Aradia é vista tanto como Deusa quanto como Ancestral Mística. Quando Aradia morreu, seus seguidores foram perseguidos e o conhecimento que ela deixou ficou restrito à algumas pessoas.




No séc. XIV, Aradia ensinou que os poderes "tradicionais" de uma Bruxa pertenceriam àqueles que seguissem a Velha Religião. Ela os chamo de Dons, porque ela colocava que são apenas "um adicional" aos poderes de uma verdadeira bruxa, e não a razão pela qual alguém deveria ser tornar uma ou seguir La Vecchia. Estes são os seguintes:

1. Atrair sucesso nos assuntos do coração
2. Abençoar e consagrar
3. Falar com os espíritos
4. Saber das coisas ocultas
5. Chamar espíritos
6. Conhecer a Voz do Vento
7. Ter o conhecimento da transformação
8. Ter o conhecimento da divinação
9. Conhecer os Sinais Secretos
10. Curar males
11. Trazer a beleza


 
"Eu sou Aradia
Filha do mar
E filha do vento
Filha do Sol
E Filha da Lua
Filha do pôr
E filha do nascer do Sol Filha da noite E Filha das montanhas
E eu cantei a canção do mar
E eu escutei os sinais do vento
E eu aprendi os mistérios secretos do Sol
E eu bebi as lágrimas da Lua
E o sofrimento do Sol que nasce
Eu estive sob a escuridão mais profunda da noite
E eu segurei o poder das montanhas
Por eu ser mais forte que o mar E mais livre que o vento
Eu sou mais brilhante que o Sol
E tenho mais fases que a Lua
Eu sou a esperança do Sol poente
E a paz do Sol nascente
Eu sou mais misteriosa que a noite
E mais antiga que as montanhas
Mais velha que o próprio tempo
Por eu ser Aquela que foi
Aquela que é




22 comentários:

  1. Eita querida amiga, como sempre nos surpeendedo com seus post interessantes...beijos e abençoado seja seu dia!

    ResponderExcluir
  2. Estou impressionado com a história desta bruxa eu não conhecia, fiquei muito feliz em l~er este post.

    Jailson

    ResponderExcluir
  3. já ia esquecendo querida Selma! Como faço para me tornar uma bruxa? tenho que participar de algum cover? gostaria de alguma dica de livros para iniciantes! beijos

    ResponderExcluir
  4. Aradia, foi uma grande mulher e uma grande bruxa, esses doc que destão no Vaticano pq não é publicado?

    Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber mais sobre esta bruxa, vcs vão postar mais sobre ela?

    Cristia

    ResponderExcluir
  6. Se existe tantos documentos comprovando a origem desta religião e tantos seguidores pq o não reconhecimentos pelas pessoas desta religiâo, pq descriminar tanto?

    Hilda

    ResponderExcluir
  7. Vcs vão postar mais coisas sobre Aradia?


    Otavio

    ResponderExcluir
  8. Realmente incrivel esta Bruxa, maravilhoso o texto e as ilustrações

    Camila Rodrigues

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber, mais sobre esta bruxa, vcs vão continuar colocar texto sobre ela

    ResponderExcluir
  10. Vcs vão postar alguma coisa sobre Lucifer

    Argo

    ResponderExcluir
  11. Bom dia
    Cada vez mais fico deslumbrada com os textos, o cuidado que é escrito e retratado.
    Vcs poderiam falar sobre Lucifer.

    Dolores

    ResponderExcluir
  12. Por favor da para postar sobre Lucifer, até mesmo para esclarecer alguma coisa


    Josias

    ResponderExcluir
  13. prezada simone

    para ser uma bruxa vc tem que entender o que ser uma bruxa estudar sobre o assunto e buscar conhecimento. temos uma postagem que se chama " a arte de ser uma bruxa " se nao me engano do mes de julho.

    quanto ao livro indicamos " a bruxa solitaria "

    agradacemos por mais uma visita sua no nosso blog
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  14. caro ricardo

    nao afirmamos que esse livro esta no vaticano e sim que pode estar la.

    pois no vaticano tem muitos documentos de quase todas as religioes.

    abraços e volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  15. cara hilda

    os documentos existem e nós tambem existimos ja que somos da religiao e somos figuras importantes dentro dela.

    o reconhecimento de outras pessoas nao é uma tarefa das mais faceis pois tivemos anos e anos de perseguições e como voce mesmo diz, discrinações.

    mas estamos no caminho certo , tentando reverter esse quadro e mostrar ao mundo o quanto somos do bem.

    obrigado pela visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  16. caro cristia

    temos muitos assuntos em pauta e talvez a gente volte a comentar sobre esse tema.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  17. bom dia camila rodrigues

    gratos pelos seus comentarios e pela sua visita

    esperamos que volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  18. ola, gostaria de saber se vcs vão dar continuidade a este texto

    Amarildo

    ResponderExcluir
  19. bom dia amarildo

    como ja dissemos anteriormente para o nosso amigo cristia, talvez voltemos a falar sobre esse assunto

    um grande abraço
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  20. Olá Queridos Selma e Marcos, bom dia!! Gostaria de saber se há algum lugar físico onde se possa estudar/iniciar na stregheria. Sou bisneta de uma streghe de Padova, tenho buscado desenvolver meus dons, mas gostaria muito de encontrar um lugar.... Um grande abraço. Gratidão pelo post tão bem colocado . Até!!

    ResponderExcluir
  21. prezada prema ishtar

    não existe lugar fisico melhor do que a propria natureza , matas , praias ,bosques etc

    qualquer lugar em que a natureza se faz presente é propicio aos estudos

    muito grato por sua participação

    3fasesdalua

    ResponderExcluir
  22. Olá Selma, tudo bem com você?
    Fiz um post sobre Dianus Lucifero que talvez te interesse. Se você puder dar uma lida e dizer o que achou, ficaria muito feliz ;)

    k: https://dezmilnomes.wordpress.com/2017/06/27/dianus-lucifero/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...