sexta-feira, 1 de julho de 2011

WICCA NÃO É SEITA. É RELIGIÃO!




Entender a origem da bruxaria é retornar aos primórdios da humanidade, quando os seres humanos começaram a despertar a sua percepção para o microcosmo e macrocosmo. As primeiras manifestações de devoção registradas pelo homem remontam à pré-história, às Madonas Negras. Elas representavam o aspecto feminino do poder da natureza, eram a personificação da Grande Mãe. Quando, na lua crescente, a mulher iniciava a sua ovulação, chegando ao máximo na lua cheia e, por fim, menstruando, essa sintonia trouxe, então, a associação da lua como uma nova face para a Deusa. Enfim, a Grande Mãe dava alimento (plantações, frutas, ervas etc), calor e proteção no verão, no outono e na primavera, mas, e no inverno, quando o frio acabava com tudo, quem os protegia? Surgiu, então, o papel do homem, do caçador da tribo, do líder. Quem caçava melhor recebia as presas e os chifres da caça como símbolo de poder e honra. Associou-se, então, um aspecto masculino à Grande Mãe, que buscaria assim o equilíbrio. Criou-se o Deus Cornífero (perceberam a fácil associação com o diabo?). Entre os povos que dependiam da caça, o culto ao Deus dos animais e da fertilidade, também conhecido como Deus de Chifres ou Cornífero, foi marcante.
A palavra “wicca” vem do saxão wich ou do inglês arcaico wicce, que significam “girar, moldar ou dobrar”. Outra origem citada pelos estudiosos do assunto seria o termo germânico wit, que quer dizer “saber”. A união das duas significações resulta na definição da wicca como: “a sabedoria de girar, dobrar e moldar as forças da natureza a favor do homem”.
 Assim, seus adeptos tentam resgatar o verdadeiro sentido da palavra “religião”, que tem como raiz o termo religare. Ou seja, pretendem religar o homem à sua origem, a natureza.
As origens da wicca podem ser encontradas no período Neolítico, divididas entre diversos povos, como os romanos, gregos, normandos e, principalmente, celtas. Ao invadir a Europa, os celtas levaram consigo suas crenças, que se fundiram à cultura dos povos locais e deram início a muitas das práticas presentes hoje na wicca.
Mas, durante quase dois mil anos, a religião dos povos pré-cristãos da Europa permaneceu adormecida. Foi apenas na década de 40, já no século 20, que ela ressurgiu e ganhou a denominação wicca. Em 1951, então, a bruxaria moderna se tornou uma religião oficial, com a revogação das leis inglesas que até então proibiam práticas de magia.


Durante muitos anos as bruxas foram vítimas de perseguições e mortes. Hoje, a bruxaria sai das sombras e mostra que ainda está tão viva como durante a Idade das Trevas, o chamado neo-paganismo traz novamente o antigo culto da natureza aliada às celebrações sazonais e à prática de magia.
Existem vários ramos da Bruxaria, em diversas partes do mundo, mas aqui, estamos nos ocupando da Wicca. Ela surgiu no período Neolítico, em várias regiões da Europa, onde hoje se localiza a Irlanda, Inglaterra, País de Gales, Escócia, indo até o Sudoeste da Itália e a região da Britânia na França. Quando os Celtas invadiram a Europa, quase mil anos antes de Cristo, trouxeram suas próprias crenças, que, ao se misturarem às crenças da população local, originaram o sistema que deu nascimento à Wicca. Com a rápida expansão desse povo, ela foi levada para regiões onde se encontram Portugal, Espanha e Turquia. Embora a Wicca tenha se firmado entre os Celtas, é importante lembrar que a bruxaria é anterior a eles!
Mas como esse povo foi o mantenedor da tradição, é importante que conheçamos, pelo menos, o rudimento de seu pensamento e cultura. O Panteão Celta, ou seja, o conjunto de Deuses e Deusas dessa cultura é hoje o mais utilizado nos rituais da Wicca, embora possamos trabalhar com qualquer Panteão, desde que conheçamos o simbolismo correto, e não misturemos os Panteões num mesmo ritual.
A sociedade Celta era Matrifocal, isto é, o nome e os bens da família eram passados de mãe para filha. Homens e mulheres tinham os mesmo direitos,  sendo a mulher respeitada como Sacerdotisa, mãe, esposa e guerreira, participando das lutas ao lado dos homens. 
O culto da Grande Mãe e do Deus Cornífero predominaram nas regiões da Europa dominadas pelos Celtas, até a chegada dos romanos, que praticamente dizimaram as tribos Celtas, que nessa época já estavam sendo dominadas pelos Druidas, que representavam uma introdução ao patriarcalismo.
  Porém, em muitos lugares, a religião da Grande Mãe continuou a ser praticada, pois havia certa tolerância por parte dos romanos, chegando certos ramos da Wicca a incorporar elementos do Panteão Greco-Romano, especialmente na Bruxaria Italiana.
Foi somente na Idade Média que a Bruxaria foi relegada às sombras com o domínio da Igreja Católica e a criação da Inquisição, cujo objetivo era eliminar de vez as antigas crenças, que eram uma ameaça a um clero muito mais preocupado em acumular bens e riquezas do que a propagar a verdadeira mensagem de Jesus.
 Se fôssemos descrever essa época infame, em que milhões de pessoas, em sua maioria mulheres, foram perseguidas, torturadas e assassinadas pela Inquisição, com certeza, escreveríamos um livro com milhares de páginas, mas este não é o nosso objetivo. Muitas das vítimas da Inquisição não eram Bruxas, e sim, pessoas com problemas de saúde, doenças mentais, deficiências físicas ou somente o alvo da suspeita e inveja do povo.


Também era comum se acusar pessoas para tomar seus bens, pois esses eram divididos entre os inquisidores.
Durante o tempo das fogueiras, o medo fez com que muitas de nós permanecêssemos no anonimato para resguardarmos nossa vidas e nossa famílias. Muitos dos conhecimentos passaram a ser transmitidos oralmente, por medida de segurança, e, assim, muito se perdeu.
Por isso, não é correto dizer que a Wicca de hoje é a mesma de séculos atrás.
No presente, um grupo de pessoas abnegadas e corajosas está redescobrindo e recriando a Nova Bruxaria ou Neo Paganismo, como também é conhecido.
Para encontrar a Grande-Mãe precisamos abrir nossas mentes, descartar os preconceitos e os condicionamentos sócio-culturais e criar um espaço sagrado em nosso coração e em nossa vida. A Deusa-Mãe está presente em toda parte, faz parte de nós, de nossa essência. Sua companhia é constante, porém, precisamos nos tornar mais confiantes e conscientes de sua presença no nosso dia-a-dia. Busque ouví-la. Mas lembre que ela não usa palavras. Nas pequenas coicidências você pode encontrar significados. Sócrates disse: "os iniciados têm a certeza de que andam em companhia dos Deuses". E eu lhes pergunto: por que então não estaria ao seu lado?

A Deusa é imanente e cada um tem em si a essência divina. Se você busca conhecê-La e não encontra dentro de você, nunca achará fora de si. Esse é o mistério.
os valores que levam ao respeito da natureza estão presentes na Wicca.
Os Wiccanianos cultuam a vida e por isso todas as formas de sacrifícios, seja humano ou animal, são proibidos nos rituais.
Nós Bruxos amamos e cultuamos a natureza e através dela procuramos integrar mente, corpo e alma.
Acreditamos que para evoluirmos integralmente devemos nos sentir parte integrante da Terra, que é a própria Deusa. Esta atitude é a essência da Wicca!
  

 
O trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam. E não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam. (...) Afinal, a opinião de uma buxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões pré-concebidas..



30 comentários:

  1. Me emociono em ler este texto, pois sendo seguidora desta religião, eu estou profundamente emocionada.
    Parabens

    Michelly

    ResponderExcluir
  2. Como faço para entrar para esta religião
    otexto é muito bom

    Alice

    ResponderExcluir
  3. obrigado pela visita michelly

    tambem estamos muito orgulhosos de voce pela sua evoluçao e conhecimento dentro da religiao

    que a grande mae te proteja sempre

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  4. prezada alice

    so o fato de voce ter gostado do texto e ter entendido o ideal da wicca ja e um bom caminho percorrido

    o que voce tem que fazer na verdade e preservar a nossa natureza ja tao desgastada e procurar mais conhecimentos

    leia mais vezes o texto e em breve estaremos divulgando mais coisas

    obrigado pela visita e esperamos ter ajudado de alguma maneira

    fique em paz e que a grande mae te proteja e a todos os seus familiares e amigos

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  5. Falar de vcs é muito dificil.
    Mas lendo tudo oq está escrito aqui é me sentir orgulhosa.
    Que a Grande Mãe esteja sempre com vcs
    Muito lindo.
    Estou emocionada

    Viviane

    ResponderExcluir
  6. A grande Mãe, mas uma vez se faz presente em vcs.
    Este texto mostra que quando se tem um grande ensinamento, não se escreve qualquer coisa.
    Mas partindo de vcs não se pode esperar nada menos do que a perfeição.
    Tenho certeza que agora o Grande Clan está muito bem encaminhado.
    Que a Grande deusa esteja sempre com todos nós.

    Morgana

    ResponderExcluir
  7. prezada senhora e grande sacerdotiza viviane

    emocionados ficamos nos com a sua visita e seus comentarios.

    fizemos esse blog no intuito de tentar reverter esse quadro ruim que pintaram a nosso respeito durante seculos.

    essa e a nossa missao , mostrar ao mundo as coisas lindas que sao feitas na nossa religiao.

    e todo bem que somos capazes de fazer e transmitir.

    que a deusa nos acompanhe nessa trajetoria e contamos com a sua companhia, carinho e apoio.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  8. prezada senhora e grande sacerdotiza morgana

    e uma honra enorme ter a sua presença e seus comentarios no nosso blog.

    esperamos que nos visite mais vezes e que a grande deusa nos proteja e esteja sempre iluminando nossos caminhos.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  9. Uma dos melhores texto que eu já li sobre esta religião


    Pedro

    ResponderExcluir
  10. MUITO EXPLICATIVO
    O MELHOR QUE EU JÁ LI

    CARLOS MENEZES

    ResponderExcluir
  11. Totalmente perfeito.
    Texto totalmente correto.

    Geraldo

    ResponderExcluir
  12. bem vindo carlos menezes

    em breve estaremos divulgando mais textos para escalarecer melhor a religiao

    obrigado pela visita e volte sempre

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber a onde é a fonte do saber deste blog
    Parabens.

    Paula Freitas.

    ResponderExcluir
  14. prezada paula freitas

    o saber e da fonte mais pura que a religiao wicca pode oferecer.

    entao tudo que voce tem a fazer é aproveitar e saborear tudo que for apresentado aqui no nosso blog

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  15. Deixei para comentar aqui nesta postagens, mas o texto de morgana e merlin realmente é um absurdo de lindo.
    Este texto da religião é super explicativo.
    Vou ser desta religião.

    Simone

    ResponderExcluir
  16. prezada simone

    obrigado pelas suas palavras de elogios.

    nossa religiao e muito rica em detalhes e cultura.

    em breve estaremos divulgando mais materias a respeito.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  17. Marcos e Selma
    Gostaria de saber se vcs fazem palestra sobre os textos aqui postados

    Graciene

    ResponderExcluir
  18. prezada graciene

    infelizmente a correria do nosso dia a dia nos impede de fazer palestras e divulgar de uma forma mais clara os textos aqui publicados.

    mas vamos estudar com carinho essa possibilidade

    muito obrigado pela visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  19. ISTO É SER UM BRUXO


    HEBERT

    ResponderExcluir
  20. Oi eu tenho 15 anos e adorei essa religião e essa cultura qro ser um wiccano
    ja comprei livro estou estudando pra ser mais aqui num tem mestre pra me ensinar oq
    eu posso fazer para aprender e me tranforma em um wiccano e um bruxo?
    Flaires

    ResponderExcluir
  21. prezada flaires

    antes de tudo você precisa saber que existe uma diferença entre a wicca e a bruxaria tradicional que é também chamada de religião antiga , sendo essa seguidora das antigas tradições pagãs.

    nós do blog fazemos parte da religião antiga e para ser uma seguidora ou até mesmo uma iniciante , tudo que deve fazer é estudar muito sobre os temas aqui abordados.

    também indicamos o livro " brumas de avalon " como um bom começo para que você possa entender melhor as origens dessa fascinante religião.

    volte sempre
    selma-marcos

    ResponderExcluir
  22. era tudo o que eu queria saber e ter certeza,pois sempre pensei assim desde pequena,acho que sempre fiz parte da wicca,pois sempre me identifiquei muito com tudo no que diz respeito a ela.

    ResponderExcluir
  23. estou fazendo uma pesquisa e era tudo que eu queria saber

    ResponderExcluir
  24. Encontrei essa lição dominical da Assembléia de Deus...

    http://www.ebdareiabranca.com/2014/1trimestre/licao09.htm

    Eles são também listados em várias páginas na internet fazendo uma rápida pesquisa sobre o tema seitas... e basta ver a biografia de sua fundadora... para saber quem é quem.

    ResponderExcluir
  25. Encontrei essa lição dominical da Assembléia de Deus...

    http://www.ebdareiabranca.com/2014/1trimestre/licao09.htm

    Eles são também listados em várias páginas na internet fazendo uma rápida pesquisa sobre o tema seitas... e basta ver a biografia de sua fundadora... para saber quem é quem.

    ResponderExcluir
  26. Também encontrei esse outro de um tal Instituto...

    http://www.ia-cs.com/2010/07/bruxaria-wicca-historico-e-suas-crencas.html

    Anteriormente também encontrei uma reportagem num site da Universal falando mal do Wicca também... falando que era modinha de pessoas que gostavam de se sentir diferentes dos demais...
    Mas ainda não achei o link... devem ter apagado.

    ResponderExcluir
  27. Como vc é destruidora kkkkk

    http://cidadaosdoinfinito.webnode.com.br/products/seitas-destruidoras/

    ResponderExcluir
  28. Como vc é destruidora kkkkk

    http://cidadaosdoinfinito.webnode.com.br/products/seitas-destruidoras/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...