domingo, 10 de julho de 2011

REI ARTHUR


O seu reinado marcou uma era de ouro da Bretanha, uma época de cavalheirismo na guerra e no amor. Durante séculos, escritores e artistas romantizaram a sua história, mas os cientistas e os investigadores de hoje sugerem uma realidade muito diferente dada à lenda. Num castelo sombrio construído sobre um promontório rochoso que avança mar adentro, Igrayne aguarda o regresso do marido, Gorlois, Duque da Cornualha.


Igraine foi forçada por Viviane a se deitar com Uther para que ele lhe fizesse um filho. Depois disso, Arthur foi dado a Ectório para ser criado como um bastardo, visto que ele fora feito enquanto Igraine ainda era mulher de Gorlois da Cornualha, e isso não seria aceito por seus súditos. Quando Uther morreu, Arthur foi levado para Avalon para ser coroado de acordo com as celebrações do Gamo-Rei, e depois do ritual ele teve que se deitar com a Deusa incorporando o gamo, para com isso finalizar a sua coroação.


Após a coroação, Arthur recebeu a espada mágica excalibur que tinha uma bainha confeccionada pelas mãos das sacerdotisas de Avalon, e seus símbolos significavam as mágicas que ela continha. Para a confecção dessa bainha, a sacerdotisa dava também seu sangue para a magia, e dentre outras mágicas, a bainha continha a proteção contra ferimentos e desmaios. Com essa espada e a bandeira do pendragon mantida como a bandeira do reino, Arthur conseguia que os povos antigos fossem seus aliados para o resto da sua vida. E não feria as tradições da Igreja Católica, uma outra forte aliada. Nesta cerimônia, Arthur jurou fidelidade aos preceitos da Antiga Religião.


Arthur, o rei, foi coroado aos 15 anos, após a cerimônia do Gamo Rei, onde ganhou a Excalibur . Ele teve uma irmã (Morgana) e um irmão de criação (Cai), sua mãe (Igraine) era filha da Senhora de Avalon e irmã de Viviane (Sacerdotisa atual de Avalon na saga).
O Mago Merlim é pai da mãe de Arthur, seu avô de direito. Arthur não teve filhos de seu conhecimento, mas ele foi pai em conjunto com Morgana no ritual do Gamo Rei. Morgana nunca contou ao seu irmão sobre o acontecido, visto que nesse ritual os corpos eram doados aos deuses para a unificação do ritual que será explicado na história do “Gamo Rei”. Arthur criou a Távola Redonda, onde todos os seus cavaleiros se sentavam à uma mesa redonda de acordo que não houvesse ponta nem cabeceiras, reafirmando que todos eram iguais perante ao rei.


Sob o benévolo domínio de Arthur, a Bretanha goza 12 anos de paz, época em que se assiste ao grande florescimento da cavalaria. Arthur chama ao seu castelo de Camelot. Os cavaleiros corajosos e fiéis de seu reino - Lancelot, Gawain, Percival e muitos outros - e senta-os ao redor de uma enorme mesa ou távola, redonda, tendo cada um dos seus nomes gravados a ouro na respectiva cadeira. Os que ali se sentam são ensinados por Merlin a evitar o crime, a crueldade e a maldade, a fugir da traição, da mentira e da desonestidade, a dar o perdão aos que o pedem e, acima de tudo, a respeitar e a proteger as mulheres. De Camelot, os cavaleiros partem a combater dragões, gigantes e anões astuciosos; os seus encontros com as "forças do mal" ocorrem habitualmente em castelos assombrados, florestas obscuras e jardins encantados. Orgulhos de seus feitos, regressam então ao castelo para contar na corte as suas histórias.


Arthur traz também para Camelot a linda Guinevere, para ser a sua rainha. Mas Lancelot é incapaz de resistir à sua paixão por Guinevere, e Mordred, sobrinho de Arthur e filho de Morgana Le Fay, denuncia os amantes e força Arthur a condenar a mulher a ser queimada em público. Lancelot salva a rainha e foge com ela para a França.


Arthur traiu o povo das fadas (seus familiares por parte de mãe) ao negar a bandeira do Pendragon e instituir em Camelot a bandeira com a cruz do Cristo e a Virgem Maria. Essa bandeira foi confeccionada por Guinevere, sua esposa e rainha de Camelot.
Arthur, após a mudança do reino de Tintagel para Camelot, começou a dar ouvidos a sua esposa e fazer tudo o que ela queria, com isso negou aos seus ancestrais, traiu o povo de Avalon e instituiu uma religião una em toda a Bretanha, o Cristianismo.


O rei Arthur de posse da espada, não só expulsou os saxões da Bretanha, mas também conquistou grande parte da Europa. Conseguindo, nas palavras de Geoffrey, “devolver à Bretanha sua antiga dignidade” e estabelecer uma grande corte medieval. Mas por fim foi traído por Mordred, que conspirou com os saxões e declarou-se rei durante a ausência de Arthur. Após derrotar Mordred em diversas batalhas, Arthur foi mortalmente ferido e seus leais cavaleiros carregaram-no até a ilha de Avalon, onde foram recebidos pela fada Morgana. “Ela deitou o rei sobre um leito dourado em seus aposentos, descobriu o ferimento com suas nobres mãos e examinou-o longamente. Finalmente ela disse que só poderia curá-lo se ele permanecesse ali por um longo período e aceitasse seu tratamento”. Naturalmente, Arthur aceitou suas condições.

Assim, Geoffrey convalidou a crença tradicional segundo a qual Arthur não teria morrido em consequência dos ferimentos em batalha, mas continuaria vivendo na sagrada e misteriosa ilha de Avalon. Dali, segundo a Lenda, retornará um dia para ajudar o povo celta a reconquistar a soberania sobre sua terra.


Embora a tradição assegure que Arthur ainda vive, adormecido na ilha de Avalon (em Glastonbury onde antigamente era rodeada por pântanos e possivelmente existira a ilha), outra história descreve como ele pereceu devido aos ferimentos na batalha de Camlan, tendo sido sepultado em local desconhecido.

Acreditou-se que houvesse sido descoberto no final do século XII, quando o rei Henrique II relatou que, segundo lhe dissera um bardo galês itinerante, Arthur estava enterrado no cemitério da abadia de Glastonbury, mas não foram feitas tentativas para localizar o túmulo, até um incêndio destruir grande parte da abadia, inclusive a velha igreja de taipa, em 1184.


Durante a reconstrução da abadia, o abade ordenou uma busca para encontrar o túmulo de Arthur. Ao serem feitas as escavações descobriu-se, a uma profundidade de 2 metros, uma lápide de pedra e, embaixo dela, uma cruz de chumbo que exibia a inscrição:
Hic iacet sepultus inclitus rex arturius in insula avalonia (“Aqui jaz enterrado o célebre rei Arthur na ilha de Avalon”). Cerca de meio metro abaixo encontrou-se um esquife, construído com uma tora oca. Dentro dele havia ossos de um homem alto, cujo crânio fora grotescamente fraturado, levando os pesquisadores a concluírem que ele fora assassinado com um golpe na cabeça. Havia também ossos menores e uma madeixa de cabelos dourados, que teriam se desintegrado ao toque. Os monges concluíram que esses outros restos mortais deveriam pertencer a Guinevere.


"Podemos seguramente deduzir da história que, um homem chamado Artur viveu provavelmente nos séculos V e VI, era um grande guerreiro, mesmo que nunca tenha sido rei, e que as suas maiores batalhas foram travadas contra os invasores saxões. Esse homem é Artur, um grande senhor da guerra e um herói que lutou contra probabilidades impossíveis com tal resultado que, mesmo passados mil e quinhentos anos, os seus inimigos ainda amam e veneram a sua memória


21 comentários:

  1. EU NÃO SABIA QUE EXISTIA O TÚMULO DE ARTHUR.
    ENTÃO TUDO QUE SE FALA É VERDADE?

    LUCIA

    ResponderExcluir
  2. Meus parabens muito bem escrito
    Sou um estudioso dos textos Arturiano.


    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Eu ja vi este filme, mas ele não retrata nem 1/3 do que é a História.
    Este texto está muito explicativo.
    O Blog todo é muito lindo.
    As músicas são maravilhosa.
    Sou uma seguidora desta relgião.

    Cristina

    ResponderExcluir
  4. Como que um cara como Arthur pode trair a sua Fé
    Como ele pode renegar da onde ele veio
    Não fiquei com pena dele ter morrido não.
    Se tivesse ficado na religião teria vivido por muitos anos

    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =o Rei Artur é uma historia fictícia o real Artur foi um guerreiro e heroi de guerra sem nada dessa ladainha de Merlin fadas e espada mágica ele foi um homem que foi venerado como um rei e sua memória fica ate hoje

      em literatura os autores simplesmente matam um personagem para ele ficar na memória para impactar as pessoas ele iria morrer ou dar esse suspense de um dia retornaram de qualquer jeito

      Excluir
  5. Esse tal de Arthur só foi um grande guerreiro por causa de Viviane, Merlin e Morgana.
    A traição só levou ele a morte.

    Walter

    ResponderExcluir
  6. A conclusão que eu cheguei depois de ler este blog todo foi:

    Se arthur não Renegasse a sua religião acho que teriamos um mundo bem melhor.

    Marcos Silva

    ResponderExcluir
  7. Blog maneiro
    Eu li ele todo vou entrar sempre aqui

    Arlindo

    ResponderExcluir
  8. Esse arthur é um paspalhão.

    O blog é muito bom


    Valerio

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite

    O blog é muito bom os textos são de primeira
    As musicas melhor ainda
    os vídeo e as gravuras de muito bom gosto

    Alexandre

    ResponderExcluir
  10. bem vinda lucia

    obrigado pela visita e esperamos que volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  11. obrigado paulo por suas palavras e pela visita

    tem muito mais por vir

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  12. prezada cristina

    infelizmente os filmes deturpam um pouco a verdadeira historia.

    nao so o filme sobre artur mas tambem o brumas de avalon foi uma decepçao.

    que a grande mae nos acompanhe, volte sempre a nos visitar

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  13. prezada beatriz

    realmente ele nao cumpriu a promessa feita a avalon, e tudo que aconteceu de mal naquela epoca foi por culpa dele.

    ele casou se com uma cristã fervorosa e que o convenceu a mudar sua bandeira do pendragon pela cruz.

    caracterizando a traiçao a ilha sagrada

    obrigado pela visita e seu comentario, esperamos sua volta

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  14. obrigado walter

    voce esta coberto de razao

    volte sempre a nos visitar

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  15. obrigado marcos silva pela visita

    nao podemos ficar presos a esses detalhes da historia e temos que fazer a nossa parte pra ter esse mundo melhor que voce mencionou.

    somos capazes de mudar muitas coisas ainda.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  16. seja bem vindo arlindo

    volte sempre mesmo

    selmã/marcos

    ResponderExcluir
  17. obrigado pela visita valerio

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  18. obrigado pelos elogios alexandre

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  19. Como que esse cara sendo filho de quem era foi ser um traidor.
    Bem feito para ele



    Juliana

    ResponderExcluir
  20. É verdade que arthur tb era apaixonado por Lancelotte




    Leila

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...