segunda-feira, 11 de julho de 2011

EXCALIBUR


Segundo a lenda, a Senhora do lago deu a Artur espada sagrada Excalibur, que significa "aço cortado". Excalibur foi entregue a Arthur por Viviane, Merlin e Morgana em um ritual na ilha sagrada, com o juramento que quando fosse Rei da Bretanha, reinaria respeitando os cultos católicos, bem como os cultos de Avalon, bem como manteria a existência dela. Excalibur possuía uma bainha sagrada, feita a mão por sua sobrinha Morgana também uma sacerdotisa de Avalon, em ritual que durou três dias, onde esta confeccionou a bainha com suas próprias mãos.



A bainha de Excalibur era especial, possuía a magia de Avalon para a proteção de Arthur que ainda que sofresse ferimentos jamais sangraria até a morte, quando travasse suas batalhas e guerras. Avalon, através da Senhora do Lago, entregou Excalibur a Arthur para este reinasse e respeitasse a terra sagrada, contudo este quebrou seu juramento.



Algumas versões da lenda contam que, antes de criar a Távola Redonda, o rei Arthur enfrentou um poderoso guerreiro, superior em técnica, mas quando percebeu que estava prestes a ser derrotado usou os grandes poderes da Excalibur para reverter a situação do combate, quebrando a espada com o golpe.

Amargurado por ter usado o poder da Excalibur para derrotar um oponente mais forte, Arthur jogou as duas partes da espada em um lago.

O lago, porém, possuía uma ligação com Avalon e a própria Dama do Lago sentiu a presença da Excalibur, consertou-a e, um dia quando Arthur estava nas proximidades do lago, ela apareceu e devolveu a espada ao rei.




Arthur estabeleceu residência no castelo de Caerleon, perto de Tintagel. Um dia, foi comunicado que o rei Pellinore instalara uma tenda em suas terras, disputando-lhe assim a Soberania. O rei Arthur enviou sir Griflet, um jovem Cavaleiro que foi vencido e, por isso, partiu com Merlin para enfrentar seu oponente. Depois de uma árdua luta, o Cavaleiro oponente rompeu a Espada de Arthur, fazendo-o cair.



Quando se preparava para o golpe fatal, Merlin, com sua varinha mágica, fez cair seu rival em um sono profundo e levou Arthur a buscar outra espada. Depois de atravessar um bosque, chegaram a um Lago, de onde emergia um braço, cuja mão segurava uma reluzente Espada. De imediato, uma fada que apareceu caminhando sobre as águas indicou a Arthur que subisse em uma embarcação e retirasse a Espada.


Arthur obedeceu e quando chegou junto a ela a tomou suavemente com suas mãos, enquanto o braço que a segurava ia desaparecendo abaixo. Merlin explicou que a fada era Nimue, a Dama do Lago, e que a Espada que lhe foi entregue era Excalibur, fabricada em Avalon. O nome do castelo de Arthur, "Caerlon", significa "Leão Celta", de "Gaer", "celta escocês", e "Leon", "leão".
 

Sir Griflet seria "O grifo que voa", de "Griffin", "grifo", e "to flay", "voar". O Grifo é um animal mitológico, fabuloso, cuja versão tradicional mostra-o com sua parte dianteira de Águia e sua parte traseira de Leão, e ambos são animais solares que lhe outorgam um simbolismo espiritual benéfico. Nas tradições, aparece como guardião dos caminhos da salvação. Psicologicamente, marca a relação da psique com a energia cósmica.



Arthur, cujo castelo o individualiza como o "Leão Celta", representaria o Herói da tradição céltica. Sir Griflet, o "Grifo alado", "Guardião do caminho de salvação", é o Guardião do caminho que conduz a Cameliard, o "Leão Celta". Representa seu Espírito, sua consciência que é vencida por seu aspecto negativo.



O destino da Excalibur ainda hoje é um mistério, mas alguns dizem que, pouco antes de morrer, Arthur retornou ao lago e devolveu a Excalibur à Dama do Lago.

7 comentários:

  1. A excalibur tb foi a espada de outros guerreiros?

    Pq essa espada tb é descrita na biblia.


    Carolina

    ResponderExcluir
  2. Existe outras versões desta espada?


    Robson

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meu nome é Celeste

    è quero deixar aqui escrito, que realmente a espada de excalubur é citada em vários seguimentos.
    Incluindo a biblia.
    Mas a espada foi usada por último por Arthur.

    Bruxa Celeste

    ResponderExcluir
  4. prezada celeste

    obrigado pela visita e seus comentarios , essa espada foi confeccionada especialmente para o rei artur. com a grande participaçao da grande sacerdotiza viviane, morgana e merlin

    espero que volte a nos visitar e que a grande mae nos proteja
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  5. Esta espada depois que arthur morreu ela foi parar a onde?


    Adelia

    ResponderExcluir
  6. Cara que blog bom
    Tudo bom aqui


    Francisco

    ResponderExcluir
  7. Excalibur era magica ou se tornou magica por causa de morgana e viviane?


    Roberto

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...