sexta-feira, 15 de julho de 2011

A ARTE DE SER UMA BRUXA (O)


Resolvi escrever este artigo devido a tantas dúvidas que surgem no meio pagão, quando mencionamos Bruxaria e Tradicionalismo separadamente existe compreensão dos conceitos, porém juntas algo acontece e até pessoas com mais tempo de paganismo se perdem e fazem a pergunta “O que é Bruxaria Tradicional?” o ponto de partida esta no que consiste a Bruxaria, se analisarmos não apenas o nome ou simplesmente um movimento filosófico, se entendermos que Bruxaria é algo além de uma linha de crença do paganismo, se entendermos que é algo além de um contexto de magia natural, se tivermos essa base de análise, podemos buscar sua origem ou parte dela agregada a uma região, a um povo e conseqüentemente o seu legado de crenças, de cultura, folclore e com certeza descobriremos um agregado rico de história e costumes que chamamos de tradicionalidade.



Na minha opinião Bruxaria e Tradicionalidade são algo uno, um sem o outro enfraquece a filosofia que é baseada no culto politeísta e ancestral, enfraquece nossa própria essência, nossa raiz, enfraquece na medida que uma arvore não é nada somente feita de galhos e folhas, é preciso de um agregado para ser completo, é preciso saber quem se é “Conheça a Ti mesmo” e como seguir por um caminho se nem sabemos quem somos, quais são nossas raízes ancestrais, se não temos o discernimento e o desenvolvimento do ser e assim entender sua filosofia interior como querer traçar uma relação de exteriorização com alguma religião?


Bruxaria Tradicional por alguns bruxos que seguem este caminho somente o termo Bruxaria já estaria implícito a sua tradicionalidade, outros acham necessário reforçar com Tradicional por exaltar o contexto de busca e preservação das antigas crenças, isto ficaria ainda mais fácil se dissermos que Bruxaria são os cultos pré-cristãos europeus e que a tradicionalidade vai de encontro à religiosidade que chamamos de antigas crenças.


A segunda pergunta que me fazem é se mantemos o culto da mesma maneira que era feita nos primórdios, a minha resposta é que muita coisa pode ser feita, muito dos conceitos podemos aplicar nos dias de hoje, outros foram adaptados e desenvolvidos de maneira coesa conforme o passar das épocas, do mesmo jeito que muitos clãs se fecharam a terceiros e desenvolveram técnicas de camuflagem de seus cultos que qualquer um que não fosse do culto poderia suspeitar, hoje a Bruxaria não possui e francamente não acredito, pelo menos não tenho relatos, de tais coisas como uma ritualística de mulheres comendo sapos, ou homens matando a caça no dente, ou de bruxas comendo criancinhas ou mesmo daquela bruxa velha com uma verruga no nariz e vestida de preto tal como Hollywood inventou, estas fantasias imaginárias que habitam as mentes dos menos informados estão tão longe da verdade que muitos tradicionalistas deixaram de responder e ainda com um senso de humor exaltado acrescentam outras satisfazendo os curiosos, na minha humilde opinião acho esse procedimento errado, acredito que as pessoas devam ser esclarecidas porém confesso que seja tarefa para homens tolerantes! 



Nós tradicionalistas não temos o objetivo de arrebanhar pessoas para a nossa crença, e sendo assim a maior preocupação esta diretamente ligada a busca pessoal, a honrar A Grande Mãe, deuses e ancestrais, a respeitar e preservar a sua riqueza cultural/filosófica, conseguindo assim o seu equilíbrio mental, espiritual e material. 


Os verdadeiros sábios não perdem a consciência das suas limitações e esforçam-se para aprender mais e mais.

A modéstia e a despretensão devem ser sempre exercitadas. Só as medíocres e preocupadas em exibir-se , expõem desnecessariamente o seu saber. 

Alardes de atributos mágicos são ridículos e hipotéticos. Por isso há necessidade de comedimento, de moderação em todos os gestos e atitudes, que deverão constituir um sadio hábito na vida de qualquer Bruxa (o), para poder conduzir sempre com dignidade a missão em nós depositada. Missão esta que não está dissociada, do nosso comprometimento de sigilo com as engrenagens e com os ditames da grande Arte da Magia.


Ser Bruxa(o)é comungar com a natureza de todas as formas e assim respeitar tudo o que é sagrado: A vida é pura magia, basta aprender a viver com dignidade. Dignidade essa que nos mostra que tudo faz parte do todo e que o todo está dentro de nós. Sou bruxa e sou do bem... minha religião não é piada! É um caminho de luz, amor e respeito.


A arte mágica da Bruxaria é a capacidade de transformar coisas invisíveis em fatores reais ou visíveis, através das forças e da energias da natureza.

A palavra Magia vem do grego "magus", que significa "sábio". Os indivíduos responsáveis praticam a magia de maneira responsável, ou seja, que assim seja para o bem de todos. 

Tudo que vai volta e com a magia não é diferente, e através da Lei Tríplice, a magia por nós praticada, para nós retorna. Se o desejo de transformação for para o bem de alguém, esse bem nós retornará 3X mais forte e, claro! Se for para o mal, não será diferente, a nós retornará 3X mais. Por isso, faça o que for necessário, mas nunca deseje mal a ninguém. Faça isso por você! Se você não tiver amor por si mesmo (a), quem mais o terá?


Ser Bruxa (o), é comungar com a natureza de todas as formas. É saber que todos somos "Um" com o Universo e com os Deuses, é respeitar todas as pessoas, todas as crenças, credos e filosofias, é entender que tudo faz parte do todo e o todo está dentro de nós.


A Magia funciona? Sim! Funciona, Mas saiba manipulá-la e siga sempre a orientação da Deusa e dos Deuses que se manisfestam através da natureza; Sinta a natureza a sua volta e perceba o que ela está te dizendo.


Para muita gente as bruxas (os) são pessoa que possuem pacto com forças das trevas e que cultuam o demônio, e que ser bruxa (o) não é uma coisa legal, mas saiba que há mais de 50 anos esse conceito caiu.



As bruxas e os bruxos, hoje também chamados de Wiccas, são pessoas que cultuam a natureza e o equilíbrio do universo, se orientando pelos calendários astrais, e que fazem feitiços que só corresponde á responsabilidade deles próprios.


Quando caminhamos rumo a uma iniciação não apenas desenvolvemos nossas habilidades mágicas e percepções como nos desfazemos de muitas crenças, manias, desejos e características. Permitimos que nossas máscaras caiam ou sejam arrancadas, testamos nosso empenho e vivenciamos momentos que vão do desespero ao êxtase. Tudo pelo que passamos tem como objetivo nos preparar para o seriíssimo compromisso de nos tornamos Sacerdotisas e sacerdotes.


Neste momento, onde alcançamos maturidade nas práticas e capacidade pessoal, quando nossas crenças estão enraizadas, nossos objetivos bem desenvolvidos e, grande parte de nossas dúvidas existenciais sanadas, assumimos para a nossa vida a manutenção de um culto ancestral e o compromisso de nos tornamos um elo entre este mundo e o mundo além.



Assim sendo magicamente existe a possibilidade e como sacerdotisas e sacerdotes, estamos preparados para nos submetermos a diferentes “leis” ou “enredos energéticos” onde estipulamos ações mágicas que podem agir ao longo de nossa vida. Cada caminho/tradição possui seus mecanismos, e grégoras e afins que favorecerão ou limitarão seus sacerdotes de acordo com suas regras estruturais.


Deste modo quando a uma sacerdotisa trabalhar em prol de um objetivo qualquer, ela possuirá a capacidade de ampliar seu poder seja por três, por vinte ou por mil através dessa “lei”, e com isso ela terá condições de obter melhores resultados atentando-se claro a sua responsabilidade e capacidade pessoal de lidar com as conseqüências dessas ações ampliadas.

Diz-se da lei: “Tudo aquilo que fizer retornará a você nesta vida triplicado por três”.


A Bruxaria é antiga? eis a questão...., se considerarmos um agregado de conceitos, de crenças da antiga Europa, posso dizer que ela é uma das mais antigas religiões existentes, pq. a Bruxaria surgiu do animismo, surgiu do xamanismo, acrescentou cultura e costumes de povos antigos, teve um aumento sócio cultural tremendo com a vinda dos Celtas e assim com todo esse agregado de culturas, de costumes, de magia damos o nome de Bruxaria, Bruxaria Tradicional cujo o surgimento está nas famílias, clãs, tribos, aldeias.


A Bruxaria Tradicional, com todas as suas diferenças folclóricas, com todas as suas diferenças de práticas mágicas, se encontrão num fato de origem que é a magia natural, aquela magia relacionada a natureza, a cura através de ervas, dos deuses personalizados em cada rio, floresta ou montanha, em cada objeto característico da natureza, no princípio da terra onde moramos, no mar onde é um enigma vida/ morte, e do céu que esta acima dos seres humanos, e assim o homem daquela época entendia os mundos da natureza pelo simples fato de ele assim o ver, digo ver pois é isto que vemos mesmo dentro de uma nave espacial, o planeta terra, que possui muita água... aliás mais do que terra e a atmosfera azul e infinita.


E como são esses mundos? a terra dos homens, o mar onde reinava o enigma da vida e da morte, muitos acreditavam que os mortos iam para a terra dos mortos (mar) num barco, tal como na Mitologia Grega/Romana na face do atravessador Caronte que ligava o reino dos vivos ao reino de Hades (morte), outra versão pode ser citada como Avalon, ou pelo paraíso celta que ficava numa ilha chamada Hi-Brasil, é bem passível de compreensão que a água era o elemento da vida e da morte, Jesus caminhou sobre as águas, foi batizado nas águas, Osíris caminhou sobre as águas, ressuscitou das águas, e tantos outros exemplos podemos tirar da história... Sobre o céu, este é o mundo dos deuses, as pirâmides foram construções para se chegarem aos deuses, para tocar os pés dos deuses, para presentear com sacrifícios (Astecas), a própria torre de Babel, as igrejas católicas com o teto tão cheio de glamour, com desenhos de anjos mostrando ao simples povo o quanto. era a sua inferioridade perante a algo supremo, o simples fato de ajoelhar e olhar para cima em busca da divindade.


Os Deuses são forças naturais e as suas personalizações humanas foram criadas aos olhos dos homens, questão de empatia?? quem sabe, mas sem dúvida fatores psicológicos, seus mitos e ritos contam a história, e cada história um aprendizado, cada história uma carga de conteúdo riquíssimo em sabedoria, existiram homens que se tornaram lendas, e dessas lendas tornaram-se deuses, homens com dons muito admiráveis.


A Bruxaria Tradicional é uma das filosofias mais complexas que a simplicidade pode construir, e nada e ninguém pode traduzi-la com a escrita fria ou com a razão, para entendê-la é preciso morrer nesse mundo, perder os sentidos e acordar na praia renascido das águas do mar.


Ao contrário da Wicca, a Bruxaria tradicional tem como o objetivo continuar praticando a Velha Arte que antecede o século XX, sendo assim não gosta de englobar em sua filosofia conceitos new age.

Ela procura seguir o modelo das famílias e irmandades.



Conheça suas bases:

Natureza: assim como na Wicca, este outro ramo também dá muito ênfase a ela, pois os povos antigos precisavam aprender a conviver e a respeita-la se quisessem estar em total harmonia com seu meio ambiente.

Deuses: os tradicionalistas, preferem apenas seguir um panteão (conjunto de Deuses), ao contrario dos modernistas que adoram Deuses de várias culturas. Recomenda-se aderir a panteões que tenham a ver com seu meio, por exemplo: pessoas que vivem na Irlanda teriam mais facilidade em assimilarem Deuses Celtas do que Deuses da cultura Greco-romana.

Lei Tríplice: ela é típica do movimento new age, logo não é usada pela Bruxaria Tradicional.
Dogma: "Você é responsável pelas suas ações".

Demônio: Não acreditam, nem o cultuam, assim como na Wicca
Reencarnação: este é um ensinamento de sentindo oriental, logo não se enquadra na filosofia tradicionalista. Eles acreditam que após a morte, o espirito participa de outros planos de existência e que retornam a terra para junto com seus ancestrais, se tornarem espíritos guardiões.

Roda do Ano: os bruxos tradicionais não seguem uma Roda do Ano, pois pensem bem, na visão dos antigos só existiam o inverno e o verão. A questão da celebração da natureza e alinhamento com seu ritmo varia muito na Bruxaria Tradicional, uma tradição agrícola por exemplo, vai seguir o fluxo do plantio e da colheita, em um lugar quente, eles irão celebrar as mudanças do sol. Isso vai variar de acordo com o meio em que os bruxos e bruxas habitam, mas não vejo problema em seguir a Roda do Ano.

Várias crenças: como é tradicional, visa conservar todos seus ensinamentos, sem agrupar novos pensamento.

Covens: na Bruxaria Tradicional também tem grupos, que são extremamente reservados para evitar a profanação de seus conhecimentos.

Solitários: possuem seguidores que aprendem tudo que sabem através de livros e afins.
Rituais: a maioria deles são criados na hora da realização, mas nem todos.

Instrumentos de trabalho: muitas vezes na Bruxaria Tradicional, existem grupos ou pessoas que não usam nenhum instrumento em rituais, eles apenas usam elementos da natureza, até porque se pararmos para pensar, muitos dos nossos ancestrais não tinham meios de conseguir certos objetos, mas como hoje em dia podemos, não há problemas em termos alguns instrumentos básicos, sem exagero, é claro.


Poder ancestral é transmitido de geração a geração, através da palavra falada, do conhecimento compartilhado pelos membros do clã, a sabedoria é guardada sobre juramento dos membros e repassado as próximas gerações através dos membros mais antigos, dos espíritos dos antigos dadas por possessões mágicas ou dadas por esquemas mágicos dentro do seio do paganismo, no berço raiz e entre seus deuses antigos.


As Tradições familiares são raras e muito seletivas, dando um caráter que se desvincula de outros segmentos do paganismo por sua maneira de culto e diversidades filosóficas próprias Os fundamentos da Bruxaria Tradicional assim vindo de uma tradição familiar ou de outras tem em sua variedade um valor muito rico de costumes e folclores que só vem a engrandecer o paganismo e suas diversas e notórias lendas, histórias, segredos e crenças. 

Sejam bem vindo irmão da terra Filhos dos filhos desta terra, desta raiz Sejam abençoados, Sejam abençoados seus passos pelos deuses de teus pais, de teus avós Honrai, honrai irmão da terra Aquele que finca sua espada ao solo, ajoelha e saúda Aquele que honra será honrado Andas como peregrino sobre o solo sagrado Eis abençoado. Porque honras o que é sagrado. E sagrada é tua honra Bem vindo irmão da terra. 



Esta é a arte de ser uma Bruxa (o)
0

22 comentários:

  1. Quem me deras poder ter escrito tudo isto.
    Ser um bruxo é tudo isto é muito mais.


    Lucio Pereira

    ResponderExcluir
  2. Bom dia
    Explicar o que é ser uma bruxa é muito complicado, mas o texto realmente está muito bom


    Carolina

    ResponderExcluir
  3. Não sei como aconteceu só quero deixar claro aqui que me tornei uma bruxa por tudo isto e muito mais

    Michelly

    ResponderExcluir
  4. Como bruxa quero deixar registrado aqui, que é muito bom saber que vc tem esta opnião, me sinto muito mais tranquila.
    Que a grande mãe possa iluminar o caminho de vcs


    Bernadete

    ResponderExcluir
  5. Todos esses textos so poderia vir de pessoas totalmente ligada a esta àrea.
    A bruxaria tradicional jamais vai perder a sua a raiz.

    Bruno

    ResponderExcluir
  6. Parabens, muitoooooooooooooooooooooooooooooo
    bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm


    Valquiria

    ResponderExcluir
  7. Tudo que está escrito aqui é realmente verdadeiro,pois a Bruxaria Antiga jamais irá acabar pq ela preserva o que é demias importante a sua tradição.
    Sou uma Bruxa e se todos lerem vão ver que tudo que aconteceu a milhares de anos está sempre no presente das nossas vidas.

    ResponderExcluir
  8. obrigado a todos que comentaram essa materia e que a grande mae esteja presente no coraçao de cada um.

    voltem sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  9. muito bom selma, queria saber como fazer um altar com os elementos! beijos

    ResponderExcluir
  10. confessso que o cristianismo e uma grande lavagem celebral, eu mesmo nasci católico depois que eu vi o outro lado da moeda mudei meu pensamento hoje nem religião eu tenho.E mais se for ver o que os cristão fizeram pra chegar ate aqui e vergonhoso.

    ResponderExcluir
  11. caros frequentadores do blog 3fasesdalua

    gostaríamos que todas as vezes que deixarem comentários que pelo menos se identifiquem.

    e principalmente que não usem este blog para criticarem outras religiões mesmo as que um dia tenham feito algum tipo de mal a nós.

    este blog foi criado com o intuito de levar conhecimento e tentar mudar os pensamentos errados que por séculos nossa religião tem sido vítima.

    portanto, não usem este espaço para esse fim e se quiserem criticar alguma religião que o façam diretamente aos seus seguidores ou aos membros responsáveis por ela.

    gratos e esperamos que esses fatos não se repitam.

    selma/marcos


    ResponderExcluir
  12. Boa noite Selma adorei o blog,muito esclarecedor,queria saber de você se pra uma pessoa ser iniciada ela precisa pagar?porque eu penso se vc cobra não se torna mais um ritual e sim um evento comercial, não. Concordo com essa postura de alguns clãs, gostaria de saber sua opinião...Obrigada

    ResponderExcluir
  13. infelizmente você não se identificou e o que esta nos informando é muito grave.

    nós somos movidos pelas forças da natureza , portanto se você não paga para respirar , não paga para ser aquecida pelo fogo , não paga para sentir a energia dos oceanos e não paga para plantar uma árvore , não pode pagar para adquirir conhecimento.

    gostaria que quando voltar até nós que se identifique e que nos informe que clãs são esses que tomaremos as medidas cabíveis.

    grato por sua visita e que sinta se sempre a vontade para nos visitar.

    guardião marcos

    ResponderExcluir
  14. Mais um post esclarecedor. A arte da Bruxaria tanto quanto eu tenho vindo a conhecer, tem como pilares uma integração no Cosmos, logo utilizando os Elementos da Natureza com o objectivo da evolução da vida, fertilidade e produtividade nos campos para a preservação e continuidade da existência dos povos. E podemos adivinhar que isso era feito ao mais Alto Nível! Mas é como tudo, quando a ganância corrompe a alma do homem e o poder da força titânica dos Desejos domina, a decadência e a corrupção instala-se. Logo, a conotação tão negativa da reputação do termo Bruxa/o cresceu tanto ao longo dos tempos pois muitas/os usaram os dons ou para o seu próprio ego ou para o controle e posse de outros seres-humanos (tal como todas as religiões e instituições)! Os desejos têm uma vibração correspondente com o Plano Astral e se eles forem do foro egoísta e da pura vanglória, há (houve) o perigo de se criarem Elementais Artificiais que andando à solta no Éter vão fazer sofrer muita gente sensível e sensitiva e o Inconsciente Colectivo está minado desses seres artificiais...!! Tem é que haver DISCERNIMENTO e ÉTICA! Já Selma disse que tudo retorna ao próprio 3x mais, mas muitos estragos entretanto se originaram! Um exemplo da corrupção do poder e ganância entre magos (ou bruxos?) está descrito no livro "O Idílio do Lótus Branco" de Mabel Collins. Na origem os Sacerdotes/Magos cultuavam a Deusa do Amor, do Lótus Branco,no Egipto Antigo, mas a ganância de muitos dos sacerdotes, foi evoluindo e produziu com a força dos seus desejos de poder (ego) uma Deusa Negra, impedindo assim que a Deusa do Lótus Branco (do Amor) se pudesse manifestar! Naquela época tudo estava entre portas secretas, e era só para alguns mas actualmente, considero que o perigo é ainda maior pois tudo está acessível para todos, sob a forma de "receitinhas" publicadas num montão de livros e que qualquer um deseja mostrar! Junta-se a ignorância com o desejo de poder do ego e o Caos instala-se! Gosto da Bruxaria pela forma como a Selma a revela( assim fosse com todas/os), o meu caminho é o da mente mágica, aquela que transforma a ignorância em amor, e esse caminho é deveras árduo, mas é o meu! Aceito todas as Artes que nos ligam à Natureza, à Vida! Tudo é Um, quando há Amor! Acho lindo tudo o que escreve! Grata pelo seu texto, tem uma postura ética e alerta os incautos na sua vaidade tola! E grata por eu poder manifestar a m/ opinião! Um beijo MagRose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezada magnolia bluediver

      gostamos muito da sua visita e participação em nosso blog e esperamos encontra la muitas vezes.

      grato pela parte que menciona os ensinamentos passados pela grande sacerdotisa selma e é esse o caminho que você deve seguir caso queira mesmo se aprofundar no grande universo da religião antiga.

      guardião marcos

      Excluir
  15. Gostei da explicaçao e muito instrutiva . Preciso me aprofundar mais sobre o assunto para nao falar nem cometer nenhum erro mais uma vez obrigado a voces .

    ResponderExcluir
  16. me recomenda quais livros sobre o assunto ? quero estudar voces mais e compreender melhor

    ResponderExcluir
  17. queria saber se alguem aqui e bruxo msm pois quero ser um a e preciso de ajuda alguem pode me ajudar ? se puderem me liguem 33767417 tenho apenas 12 anos mas quanto mais cedo começar a magia melhor




    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara camila !

      antes de mais nada gostariamos de nos desculpar pela demora na resposta , e também te orientar de que não se deve expor telefone residencial na internet e caso alguém tenha ligado , não foi nenhum de nós do blog ou da religião.

      quanto ao seu querer ser uma bruxa , tens um longo caminho a percorrer e esse caminho é de muito estudo e busca por conhecimento.

      portanto leia bastante e pesquise pelo menos 2 hs por dia . mas tome muito cuidado com o que pode encontrar pela frente , os textos contidos nesse blog são em sua grande maioria das vezes , escrito pela grande sacerdotisa selma , portanto são 100% confiaveis.

      3fasesdalua



      Excluir
  18. Seus textos são maravilhosos e esclarecedores. Muito,muito obrigado

    ResponderExcluir
  19. Seus textos são maravilhosos e esclarecedores. Muito,muito obrigado

    ResponderExcluir
  20. Eu devo admitir que não li todo o post, poque algo no inicio dele me fez pensar "Se eu não sei de onde eu vim, como posso saber que caminho seguir?". Eu sei que sou descendente indígena, minha tátara-avó foi sequestrada da tribo pelo meu tátara-avô e, não sei bem como realmente aconteceu, mas até agora essa foi a única informação que bateu com todos os relatos dos "Velhos" da minha família... Gostaria de saber, como descubro minhas origens ancestrais, tem algum feitiços, ritual ou prece específico que poderia me ajudar com isso? Gostaria de saber mais sobre isso..

    Desde já agradeço

    #Corujinha

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...